Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Libertadores 1974: São Paulo fica com o vice-campeonato

CBF News - 11 de julho de 2005 - 06:56

São Paulo e Palmeiras representaram o Brasil na Taça Libertadores da América de 1974. Os dois rivais paulistas estavam no mesmo grupo, que contava ainda com as equipes do Jorge Wilsterman e do Deportivo Municipal, ambas da Bolívia. Apenas um clube passaria para a fase seguinte, as semifinais.

O São Paulo ficou com a vaga. Derrotou o Palmeiras duas vezes (2 a 0 e 2 a 1), o Jorge Wilsterman (1 a 0 e 5 a 0) e empatou com o Deportivo Municipal (1 a 1 e 3 a 3). Foi o primeiro do grupo, seguido do Palmeiras.

Nas semifinais, o Palmeiras empatou em 0 a 0 com o Millionarios, na Colômbia, e venceu por 4 a 0, em casa. Derrotou depois o Defensor, em Lima, por 1 a 0, e goleou por 4 a 0 em São Paulo. Estava classificado para fazer a final contra o Independiente, da Argentina.

Outra vez, foram necessárias as três partidas para decidir o título. No primeiro jogo, no Pacaembu, o São Paulo venceu por 2 a 1. Saggioratto abriu o placar para o Independiente, mas Pedro Rocha e Mirandinha viraram para o time paulista.

Ficha do primeiro jogo da decisão

12.10.1974 - São Paulo 2 x 1 Independiente

Local: Estádio do Pacaembu - São Paulo

Árbitro: Édison Perez (PER).

Gols: Saggioratto aos 28, Pedro Rocha aos 48, Mirandinha aos 50.

São Paulo: Waldir Peres, Nélson, Paranhos, Arlindo e Gilberto; Ademir (Chicão) e Pedro Rocha; Terto, Zé Carlos (Mauro), Mirandinha e Piau.

Técnico: José Poy

Independiente: Gay, Commisso, Sá, López, Pavoni, Galván, Raimondo, Saggioratto, Balbuena, Bochini, Bertoni.


Na segunda partida, no Estádio Avallaneda, em Buenos Aires, o empate daria o tútulo ao São Paulo. Mas o Independiente venceu por 2 a 0, gols de Bochini e Balbuena, e levou a decisão para a terceira partida.

Ficha do segundo jogo da decisão

16.10.1974 - Independiente 2 x 0 São Paulo

Local: Estádio Avellaneda - Buenos Aires

Árbitro: Ramón Barreto (Uruguai)

Gols: Bochini aos 34, Balbuena aos 48.

Independiente: Gay, Commisso, Sá, López, Pavoni, Galván, Raimondo, Saggioratto, Balbuena, Bochini, Bertoni (Semenewicz).

São Paulo: Waldir Peres, Nélson, Paranhos, Arlindo e Gilberto; Chicão e Pedro Rocha (Mauro); Terto, Zé Carlos, Mirandinha e Piau.

Técnico: José Poy.

Expulsos: Saggioratto e Terto.


A terceira partida aconteceu três dias depois, no dia 19 de outubro de 1974, no Estádio Nacional de Santiago. O Independiente venceu por 1 a 0, gol de Pavoni, aos 37 minutos do primeiro tempo. Zé Carlos ainda teve a chance de empatar, em uma cobrança de pênalti, mas goleiro Carlos Gay defendeu. O Independiente foi assim o campeão da Taça Libertadores de 1974.


Ficha do terceiro jogo da decisão aos 48.

19.10.1974 - Independiente (ARG) 1 x 0 São Paulo (BRA)

Local: Estádio Nacional - Santiago (Chile)

Árbitro: César Orozco (Peru)

Gol: Pavoni aos 37.

Independiente: Gay, Commisso, Sá, López, Pavoni, Galván, Raimondo, Semenewicz, Balbuena (Carrica), Bochini, Bertoni (Giribet).

São Paulo: Waldir Peres, Forlán, Paranhos, Arlindo, Gilberto (Nélson), Chicão, Zé Carlos (Silva), Rocha, Mauro, Mirandinha, Piau.

Técnico: José Poy.




SIGA-NOS NO Google News