Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavisão, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 30 de julho de 2010 - 10:55

LAMENTÁVEL Levei um susto ao olhar a lista dos candidatos à AL nestas eleições. Se os partidos foram negligentes para arrebanhar interessados, o eleitor não pode ser leviano deixando essa escolha em segundo plano.

A NOTÍCIA de Bela Barros punida pelo “vale dentadura” retrata o cenário: o eleitor quer fazer um bom negócio a curto prazo, no caso, deixar de ser banguela. Pelo menos, os dentistas e protético, têm o que comemorar!

“DATA VÊNIA” Imaginar que a vinda do Temer ao MS possa influenciar o PMDB é acreditar em saci pererê. Antipático, sem carisma e apelo popular, Temer não agrega. O anfitrião Valter Pereira precisa ir urgente ao oftalmologista!

“DIVÓRCIO” Incompatibilidade de gênios ou infidelidade nua e crua. Marcus Garcia não tem know-how para conciliar as divergências entre Zeca e Delcídio. O senador sabe que o pessoal do ex-governador quer fritá-lo.

A CAMPANHA do PT esbarra em problemas internos e na falta de projeto de governo. Até aqui só críticas! Enquanto isso, Artuzi ignora as ameaças do PDT e apóia André numa cidade estratégica no contexto estadual.

ZECA aposta na vinda de Lula e Dilma para tentar levar a eleição para o 2º turno. Mas esse fato será o bastante? O eleitor vai atrelar votos de fio a pavio? Ora! O voto eletrônico, com fotos, ensina a separar candidaturas.

“JESUS” continua sendo usado descaradamente nesta campanha. Muitos candidatos à AL colocam os nomes dos partidos da coligação em letras miúdas e destacam frases alusivas a Jesus Cristo. “Cristãos por conveniência”.

FICHA LIMPA A intenção é boa, mas após a decisão da gloriosa justiça do Maranhão perdi as esperanças. O Maluf está aí “cantando de galo”. Aberta a porteira, passa um boi, passa boiada. Pobre país da piada pronta.

ANTES-DEPOIS O PT só tinha votos nas cidades grandes. Mas Lula afagou o pessoal dos “grotões”: agilizou a liberação das emendas, deu aos municípios a cobrança do ITR e a autonomia na administração da merenda escolar.

LULA: se já tinha aprendido que sem alianças o PT não chegaria ao poder, aprendeu com o PMDB como cativar os políticos interioranos. Eles não estão nem aí com ideologia & coisa tal: querem verbas e ponto final.

O GOLPE Marcos Trad questionando a intenção da Aneel em acabar com a tarifa social para engordar os cofres da Enersul. Para o deputado, essa manobra é vergonhosa e pode refletir no cálculo da tarifa em abril de 2011.






EQUÍVOCO-1 Ao invés de acenar com a melhoria do poder de compra do eleitor, Serra fala em segurança e saúde. Ora! O brasileiro das classes C-D-E adota a Lei de Gerson: quer saber se vai levar vantagem no bolso.

EQUÍVOCO-2 Em 1994 Lula bateu no Plano Real dizendo que ele só favorecia os ricos e deu no que deu! Hoje Dilma diz que vai melhorar a política para os mais pobres: aqueles que poderão decidir de fato as eleições deste ano.

EQUÍVOCO-3 Zeca lembra que recebeu um Estado devendo ao funcionalismo, mas repetiu o erro de seu antecessor. O pior: simplesmente desapareceu sem justificar o atraso das folhas e com os fornecedores p... da vida.

CENSURA A Lei eleitoral (art. 45) proíbe a TV de fazer coisas que, “de qualquer forma degradem ou ridicularizem candidato, partido ou coligação”. O pior: a multa para quem desrespeitar vai até R$ 106 mil e dobra na reincidência.

RESULTADO: Humoristas, apresentadores ou âncoras de talk-shows praticamente ficaram amputados sem poder ironizar com piadas e paródias certas figuras folclóricas da política. Portanto, teremos uma eleição sem graça!

LULA não teve interesse em mudar a Lei 9.504 de 1997. Imaginem por exemplo a TV ironizando Collor, Maluf, Jader, Lula e” mensaleiros”de mãos dadas! Se não podemos mandá-los pra casa, vingaríamos deles com boas risadas.

O HUMOR nivela os políticos, desnudando-os para a população vê-los mais de perto e conferir os seus defeitos e contradições. Portanto, essa Lei contraria a própria postura cultural do brasileiro em relação aos políticos e eleições.

“PALMADAS” A nossa geração sabe que elas foram benignas. Naquela época não se batia em professor, respeitávamos os mais velhos e éramos mais responsáveis. O Governo não pode se intrometer nas relações de pais/filhos.

A EDUCAÇÃO dos filhos é responsabilidade dos pais que não querem criar bandidos em casa. Ora! O Código Penal prevê crimes contra crianças nestes casos. Lula apanhou muito quando criança ou está ouvindo cabeça desocupada.

UM LEITOR lembra em meu blog “esse auê” pela morte do filho da Ciça Guimarães e atrelou ao fato dela ser famosa. Mas será que ela tinha tempo para suprir o papel do pai na Europa? E a TV omitiu as relações familiares dele.

ARREMATE: “Está assim” de filhos mimados roncando grosso e exigindo mesada/ carro/ regalias dos pais. Na falta de boas palmadas, o risco de procurá-los de madrugada em hospital, cadeia e necrotério é cada vez maior. Quem avisa...

E...QUANTO VALE MESMO O SEU VOTO?

Manoel Afonso é comentarista da TV Record e publica coluna semanal em diversos jornais e sites do Estado.



O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria.

SIGA-NOS NO Google News