Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia Amplavião, por Manoel Afonso

Manoel Afonso - 27 de agosto de 2010 - 10:21

QUESTÃO-1 Qual será o tempo de duração do efeito da visita de Lula ao Estado? O PT vem explorando o fato ao máximo conforme se verifica no horário eleitoral, como se ele fosse o marco inicial para a pretendida “virada”.

A ESTRATÉGIA de André para minimizar o bombardeio petista no horário eleitoral foi inteligente. A pretexto do “nat” da capital, foram mostradas as realizações dele como prefeito. O enfoque dado despertou a memória do eleitor.

O ELEITOR menos avisado talvez não perceba as ações sutis dos marqueteiros ao longo de uma campanha eleitoral. É como o autor que vai decidindo a atuação dos seus personagens conforme o desenrolar da trama na novela.

QUESTÃO-2 No saguão da AL discute-se como será o cenário político no MS após as eleições deste ano. Os filósofos de plantão acreditam em mudanças significativas e as maiores especulações centram sobre o prefeito Nelsinho.

PERGUNTAS: Ficaria no PMDB para disputar a indicação de candidato ao Governo em 2014? Se sair (é beneficiado pela lei) iria para onde? Os recentes afagos pedetistas seriam acenos para a sucessão prefeitural de 2012?

A DECISÃO pró Dilma seria apenas estratégia de comum acordo com André, para viabilizar recursos, ou seria os primeiros passos para um novo projeto de Nelsinho, ao lado de Fabio, Marcos e lideranças de outros partidos?

OS SAUDOSISTAS insistem na tese de que a Família Trad tem carinho especial pelo PTB – cuja postura local difere da linha adotada pela direção nacional, aliado do Governo Federal. Essa tese não deixa de ser interessante.

COERÊNCIA na vida pública-partidária tem sido uma espécie de marca registrada do “clã Trad”. Assim, eventual composição com o PT, estaria descartada a primeira vista, embora a dinâmica da política insista em surpreender.

DETALHE Por ter um quadro rico, o PMDB sempre se deu ao luxo de praticar a autofagia. Valter Pereira é o exemplo recente. Mas impressiona o vigor do partido que se renova e está presente em todos os municípios.

O PARTIDO (via Michel Temer) já avisou expressamente que não será bibelô num possível Governo de Dilma. Quer estar no núcleo das decisões para compensar o apoio da bancada no Congresso. Esse pessoal não brinca em serviço!

SIMONE Há um caminho a percorrer, mas ela não deixaria a prefeitura se não tivesse acenos para viabilizar um projeto rumo ao Parque dos Poderes em 2014. Como André irá resolver esse impasse “Nelsinho-Simone”? Boa pergunta.






DELCÍDIO A performance nas urnas vai fortalecê-lo. Como não pode sair do PT, vai cuidar da questão do comando do partido para garantir sua candidatura em 2014. Uma vitória de Dilma pode dar-lhe um ministério importante.

O SENADOR tem postura que atravessa as fronteiras partidárias do eleitorado. Suas emendas nos municípios é semente generosa que agrada e a escolha de Pedro Chaves como suplente afagou a elite cultural do Estado.

DAGOBERTO A encruzilhada de seu destino está nestas eleições. Se perder, seria premiado com cargo no Governo Federal ou comporia com Nelsinho. Vencendo, teria munição para tentar a prefeitura da capital em 2012.

ENTRE ASPAS Pelo poder de fogo que proporciona ao seu prefeito, Campo Grande é a prioridade maior para qualquer partido. O caminho do Parque dos Poderes passa necessariamente pela prefeitura da capital. Portanto...

SEMÁFORO Marcos Trad e Paulo Siufi (“brimos”) não escondem: gostariam de governar a capital. Mas no caminho deles a lei que os impede de suceder Nelsinho. Aí vão tocando seus projetos, esperando o tempo passar.

NOVOS TEMPOS Deputado e senador têm que trazer emendas para se fortalecer. Para isso tem que ter esquema. O tempo de discursos e debates que empolgavam acabou. Convenhamos: o Congresso perdeu o velho charme.

OS CANDIDATOS à Câmara – principalmente - precisam estar conscientes da missão que os esperam, uma via-sacra interminável aos ministérios, órgãos e fundações. Quem sonha com os holofotes pode ir tirando o cavalo da chuva.

ALGUNS que passaram por Brasília, saíram com o gosto amargo da frustração. Dois casos bem recentes: Juvêncio/Ben Hur. A função parlamentar exige mais que o preparo intelectual e ideologia: requer jogo de cintura e garra.

DO LEITOR: “...Na última coluna sobre o” MPE & Porto de Murtinho” omitiu que o MPE investiga denúncias contra jornalistas e fraudadores do fisco (Gaeco) e um irmão de Zeca do PT é membro do órgão. Que coincidência!”

FABIO TRAD Seu nome aparece bem em todas as pesquisas. Segue os conselhos do pai quanto a postura de campanha. Ele sabe que por razões diversas, se eleito, será muito cobrado pela opinião pública. Portanto...

PREOCUPAÇÕES: Quando vai estourar a bolha dos financiamentos da casa própria, como ocorreu nos “States”? O pessoal comprador de carro com prazo a perder de vista vai mesmo dar conta de pagar? Aguardem para conferir!




O Cassilandianews não se responsabiliza por artigos ou opiniões com autoria

SIGA-NOS NO Google News