Cassilândia, Terça-feira, 27 de Junho de 2017

Últimas Notícias

16/07/2004 10:25

Leia a coluna Amplavisão de Manoel Afonso

Manoel Afonso

DESAFIOS de candidato: salgadinho amanhecido de bar, papo chato, festa de família, eventos esportivos, culturais e religiosos, café amigo, pinga “do engenho”, bilhete de rifa, votos para concurso de beleza e pedido de aval.

E MAIS: pagamento de multas de transito, de honorários advocatícios, escrituração de imóveis, passagens de ônibus e avião, operação plástica, laqueadura, mensalidade escolar, compra de remédios e aluguéis atrasados.

PODE? Proposta de proprietários de terrenos na capital: os candidatos constróem o muro às suas expensas para usá-lo com propaganda. Outros, querem gasolina só para ostentar o adesivo no carro. Imaginem o que vem por aí!

ESPERTOS. Muitos querem faturar nas eleições. Quando candidatos à vereança chegam aos bairros, espertalhões se apresentam como líderes, donos de muitos votos e querem grana alta.
E pelo visto, eles não tem tido sucesso.

OS CANDIDATOS querem o voto gratuito, por amizade, ideologia ou convicção. Para sair das cantadas, alegam que a lei eleitoral pune a compra de votos, etecetera e tal. Mas tem hora que não tem como escapar da mordida.

NO INTERIOR eleitores chegam a acampar nos comitês e residência dos candidatos, criando situações no mínimo embaraçosas. Alguns usam receitas médicas para sensibilizar. Detalhe: não querem remédios e sim dinheiro.

BELEZA! Todos os candidatos ficaram bonitos, sem rugas, cicatrizes, manchas e sinais do tempo nos cartazes de propaganda. É a colaboração preciosa da tecnologia da foto digitalizada
em prol de um visual melhor. E ajuda!

ANTI-STRESS. Alguns candidatos usam calmantes naturais para suportar a maratona diária e ter paciência de Jó. Precavidos, Nelsinho Trad e Athaíde Nery optaram pelo uso de sapatos especiais e não se arrependem da escolha.

E CONTA! Como deve se vestir o candidato para se apresentar ao eleitor? Sem excessos, com simplicidade e bom gosto compatível para cada ambiente. Visitar uma favela de terno, ou vestido de gala - uma agressão, um abuso!

E O VICE? Na hora de votar o eleitor pensa no vice? No interior nem sempre, mas nas grandes cidades há de se pensar que em 2.006 muitos prefeitos poderão disputar uma vaga na Assembléia. É detalhe, mas vale lembrá-lo.

SEM MEDO. Na conversa com Vander senti que ele confia na sua proposta de governo, na militância do PT e no eleitor chamado Zeca. Para Vander, não há que se falar em favorito e lembra o que ocorreu em eleições passadas.






CONDENADO a prisão pela Ditadura, o advogado Antonio Chaves é candidato à vereança da capital, pelo PPS. Pagou caro pelo idealismo. Por onde passou (Caixa-OAB/MS) deixou a marca ética e da competência.

PÉROLAS. Deputado federal do Paraná, que nem descendente de italiano é, quer instituir o “Dia Nacional do Macarrão”. Outro, de São Paulo, quer instituir a doação compulsória de órgãos para quem cometeu mais de um crime.

“CORRUPÇÃO eleitoral é prenúncio da corrupção administrativa... acaba-se fazendo dela um negócio, que empenha dinheiro e promete dinheiro...o município é a instância mais próxima da cidadania.” D.D. Valentin-bispo de Jales.

DO LEITOR: ...o projeto é fazer de órgãos públicos uma máquina petista...um dos muitos exemplos ocorre nos Correios do MS, onde os antigos e eficientes comissionados dançaram em pról dos petistas sindicalizados”

A BRONCA do leitor: o PT lembra o nazismo também em matéria de dedurismo, onde um vigia o outro. “Companheiros” viram agentes na repartição e talvez no futuro, do quarteirão, como em Cuba e... assim por diante.

O SENADOR Delcídio, petista de ocasião, também é contra a política de “petizar” a maquina estatal para atender às conveniências de sindicatos. Na Embrapa, atrasaram aprovação de projetos exatamente por causa disso. Pode?

EXEMPLO para gente nova e mole. Vereador na capital entre 1947/51 e aos 82 anos, o entusiasta Arthur D’Ávila agüenta o tranco na presidência da Sta. Casa. Com a morte de Paulo Coelho Machado é o único vivo da turma.

PRIMEIRA dama é a extensão do marido. Tem que se mostrar mãe, forte, doce, simpática batalhadora e companheira. No interior nem se fala: se não abrir a casa para o povão, sem frescura, enterra a candidatura do marido.

DOCE VIDA! Lula não tem do que se preocupar com o futuro, graças a boa aposentadoria. FHC idem - beneficiário de várias delas. Se não bastasse isso, uma palestra sua para empresários custa 50 mil dólares. Ai...ai...

A FARRA. As últimas edições do Diário Oficial da União (antes do dia 7) trazendo liberações de verbas e empréstimos para prefeituras ligados ao PT. Convênios agilizados a toque de caixa como reforço de campanha. De leve...

CARLITO MAIA: (publicitário) “Brasil – fraude explica!”.


Coluna de responsabilidade de Manoel Afonso (TV Record. É publicada no Campo Grande News-A Crítica e dezenas de sites e jornais no Estado de MS)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 27 de Junho de 2017
Segunda, 26 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)