Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a coluna Amplavisão de Manoel Afonso

Manoel Afonso - 16 de julho de 2004 - 10:25

DESAFIOS de candidato: salgadinho amanhecido de bar, papo chato, festa de família, eventos esportivos, culturais e religiosos, café amigo, pinga “do engenho”, bilhete de rifa, votos para concurso de beleza e pedido de aval.

E MAIS: pagamento de multas de transito, de honorários advocatícios, escrituração de imóveis, passagens de ônibus e avião, operação plástica, laqueadura, mensalidade escolar, compra de remédios e aluguéis atrasados.

PODE? Proposta de proprietários de terrenos na capital: os candidatos constróem o muro às suas expensas para usá-lo com propaganda. Outros, querem gasolina só para ostentar o adesivo no carro. Imaginem o que vem por aí!

ESPERTOS. Muitos querem faturar nas eleições. Quando candidatos à vereança chegam aos bairros, espertalhões se apresentam como líderes, donos de muitos votos e querem grana alta.
E pelo visto, eles não tem tido sucesso.

OS CANDIDATOS querem o voto gratuito, por amizade, ideologia ou convicção. Para sair das cantadas, alegam que a lei eleitoral pune a compra de votos, etecetera e tal. Mas tem hora que não tem como escapar da mordida.

NO INTERIOR eleitores chegam a acampar nos comitês e residência dos candidatos, criando situações no mínimo embaraçosas. Alguns usam receitas médicas para sensibilizar. Detalhe: não querem remédios e sim dinheiro.

BELEZA! Todos os candidatos ficaram bonitos, sem rugas, cicatrizes, manchas e sinais do tempo nos cartazes de propaganda. É a colaboração preciosa da tecnologia da foto digitalizada
em prol de um visual melhor. E ajuda!

ANTI-STRESS. Alguns candidatos usam calmantes naturais para suportar a maratona diária e ter paciência de Jó. Precavidos, Nelsinho Trad e Athaíde Nery optaram pelo uso de sapatos especiais e não se arrependem da escolha.

E CONTA! Como deve se vestir o candidato para se apresentar ao eleitor? Sem excessos, com simplicidade e bom gosto compatível para cada ambiente. Visitar uma favela de terno, ou vestido de gala - uma agressão, um abuso!

E O VICE? Na hora de votar o eleitor pensa no vice? No interior nem sempre, mas nas grandes cidades há de se pensar que em 2.006 muitos prefeitos poderão disputar uma vaga na Assembléia. É detalhe, mas vale lembrá-lo.

SEM MEDO. Na conversa com Vander senti que ele confia na sua proposta de governo, na militância do PT e no eleitor chamado Zeca. Para Vander, não há que se falar em favorito e lembra o que ocorreu em eleições passadas.






CONDENADO a prisão pela Ditadura, o advogado Antonio Chaves é candidato à vereança da capital, pelo PPS. Pagou caro pelo idealismo. Por onde passou (Caixa-OAB/MS) deixou a marca ética e da competência.

PÉROLAS. Deputado federal do Paraná, que nem descendente de italiano é, quer instituir o “Dia Nacional do Macarrão”. Outro, de São Paulo, quer instituir a doação compulsória de órgãos para quem cometeu mais de um crime.

“CORRUPÇÃO eleitoral é prenúncio da corrupção administrativa... acaba-se fazendo dela um negócio, que empenha dinheiro e promete dinheiro...o município é a instância mais próxima da cidadania.” D.D. Valentin-bispo de Jales.

DO LEITOR: ...o projeto é fazer de órgãos públicos uma máquina petista...um dos muitos exemplos ocorre nos Correios do MS, onde os antigos e eficientes comissionados dançaram em pról dos petistas sindicalizados”

A BRONCA do leitor: o PT lembra o nazismo também em matéria de dedurismo, onde um vigia o outro. “Companheiros” viram agentes na repartição e talvez no futuro, do quarteirão, como em Cuba e... assim por diante.

O SENADOR Delcídio, petista de ocasião, também é contra a política de “petizar” a maquina estatal para atender às conveniências de sindicatos. Na Embrapa, atrasaram aprovação de projetos exatamente por causa disso. Pode?

EXEMPLO para gente nova e mole. Vereador na capital entre 1947/51 e aos 82 anos, o entusiasta Arthur D’Ávila agüenta o tranco na presidência da Sta. Casa. Com a morte de Paulo Coelho Machado é o único vivo da turma.

PRIMEIRA dama é a extensão do marido. Tem que se mostrar mãe, forte, doce, simpática batalhadora e companheira. No interior nem se fala: se não abrir a casa para o povão, sem frescura, enterra a candidatura do marido.

DOCE VIDA! Lula não tem do que se preocupar com o futuro, graças a boa aposentadoria. FHC idem - beneficiário de várias delas. Se não bastasse isso, uma palestra sua para empresários custa 50 mil dólares. Ai...ai...

A FARRA. As últimas edições do Diário Oficial da União (antes do dia 7) trazendo liberações de verbas e empréstimos para prefeituras ligados ao PT. Convênios agilizados a toque de caixa como reforço de campanha. De leve...

CARLITO MAIA: (publicitário) “Brasil – fraude explica!”.


Coluna de responsabilidade de Manoel Afonso (TV Record. É publicada no Campo Grande News-A Crítica e dezenas de sites e jornais no Estado de MS)

SIGA-NOS NO Google News