Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a Coluna Amplavisão, de autoria de Manoel Afonso

02 de julho de 2004 - 15:13

COLUNA AMPLAVISÃO

A GUERRA eleitoral está começando. É como outra batalha qualquer porque a causa básica é o poder. Contém acertos, ganhadores, erros, perdedores, golpes sujos e certeiros. Mexe com o ego, o brio e a vaidade do homem.

INCÓGNITA. Muitos começarão vencedores e poderão terminar perdedores. Vários fatores determinam, ao longo da campanha, as chances dos postulantes. Em tese, todos seriam iguais, porque eleição se ganha é nas urnas!

ARI ARTUZI. “Vim de Erechim há 11 anos...ajudava o tio ( vereador) na serraria...fui o 5º vereador mais votado em Dourados com 1.500 votos...troquei o PSDB pelo PMN e virei deputado estadual...moro num bairro de BNH.”

DO LEITOR-1: ...salário de 260 reais, aliado do Sarney, loteria para times de futebol e agora jogo da seleção no Haiti...e ainda perguntam porque o Ibope de Lula caiu? Que tal desarmar o pessoal do Rio e de outras capitais do país?

DO LEITOR-2: ...Gaba-se da democracia...e daí! Salário de 260, barriga vazia, insegurança, desemprego, corrupção, impunidade e a minoria cada vez mais rica. Que liberdade é essa?... sem grana para um prato de comida!

DESMAMA. Ponta Porã precisa mais que 10 vereadores? E Corumbá necessita mais que 11?
E Três Lagoas vai parar porque perderá 5 vereadores? Sem hipocrisia: vereança é profissão em qualquer currutela deste país.

OS SENADORES. Não ouvi uma palavra de Delcídio, Juvêncio e Ramez pregando contra o aumento de vereadores, seus cabos eleitorais. Será que eles não imaginam o que os eleitores pensam desta tentativa de sacanagem?

“ASCENSÃO”. No Brasil o cidadão se elege e não tem dinheiro para o terno da posse. Depois fica rico e resolve até problemas dos parentes. Lembram-se do gráfico ascendente do patrimônio do mineiro Nilton Cardoso na “Veja”?

CONTAS PÚBLICAS em final de mandato é caso sério. Se é! Tentando evitar a velha ladainha, o Tribunal de Contas editou cartilha pedagógica voltada aos prefeitos e vereadores. Com esse texto, sem desculpa para errar!

POLÊMICA. Onde lhe interessa o PT vai federalizar o debate, com temas que lhe trarão dividendos. Aqui, Zeca vai comparar o Estado, antes e depois do PT. A vinda de Zé Dirceu à convenção mostra a preocupação do Planalto.

APELIDOS na política: em Costa Rica – Xixi, Cocó, Biri e Quiabo; em Cassilândia: Bituca, Fivela, Tião da Marieta, Borracha e Foguinho; em Paranaíba – Pato Moiado e Braquiaria; em Chapadão do Sul – Prainha.


COITADO do eleitor paulistano. O último prefeito de fato foi Jânio. Depois vieram Maluf, Erundina e Pita. E as opções atuais tristes: o estigmatizado Maluf, a controvertida Marta, o pálido Serra e a superada Erundina.

NO FOSSO. Onde chegou o ex-poderoso PMDB, relegado a mero parceiro do PSB, com Michel Temer candidato à vice de Erundina. Quércia - hoje milionário - quebrou São Paulo para eleger Fleury, e o partido acabou.

CREDIBILIDADE: O cronista feliz. À cada dia novos jornais do interior publicando a coluna. E na internet: Campograndenews, douradosnews, cassilandianews, costaricanews e ocorreiochapnet de Chapadão do Sul.

AINDA. De segunda a sábado, apresentamos na TV-MS-Record, no “Jornal MS”, o comentário “De Leve”, abordando temas diversos. O texto é publicado simultaneamente no Campograndenews e no cassilândianews.

SHOW. De acordo com o calendário eleitoral, a propaganda eleitoral gratuita no rádio e TV começa só no dia 17 e agosto. Até lá, os marqueteiros colhem material para municiar seus clientes e tornar o programa mais sedutor.

COMPARE: Nelsinho Trad terá 12,35 minutos na TV; Vander ficará com 7,38 minutos; Dagoberto com 6,40 minutos; Cruz – 1,59 minutos e Suel Ferranti (PSTU) só 22 segundos. A audiência depende do “tempero” dos programas.

LOUCURAS. O cantor Agnaldo Timóteo, que dias desse, num programa de TV. defendia o vilão Sergio Naia de seus credores, é candidato a vereança em São Paulo, ao lado de Paulo Maluf. Como se diz: em boa companhia!

MAIS OUTRA. Juarez Soares não reeditou na política o brilho como radialista. Após a péssima experiência na Secretária de Esportes de São Paulo, agora é candidato à vice prefeito de Paulinho (PDT). Pedindo pra apanhar!

A FRASE “morrer é não ser mais visto” – de Fernando Pessoa, é perfeita ao homem público mandatário, que teme ir para casa e ser esquecido. É preciso ter boa cabeça, estrutura, para ficar longe dos holofotes. Nada é eterno!

SÓ XUXO! Encontrar gasolina pura é como encontrar água no deserto. Não há motor que aguente! Falam na instalação de um sensor (software) para detectar a pureza do produto nos postos. Continuo pagando pra ver.

É O FIM... Anúncio no Correio do Estado: “Necessito de local cedido gratuitamente para iniciar uma nova igreja evangélica. Se você tiver como e movido pelo Espírito Santo, sentir no coração o desejo de me ajudar. Ligue...”

BRIZOLA: “Queremos uma democracia sem banquetes, mas sem miséria”!


Responsável: Manoel Afonso, TV Record, A Crítica, Campo Grande News e publicada simultâneamente em diversos jornais do interior e sites da internet.


SIGA-NOS NO Google News