Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a Coluna Ampla Visão de Manoel Afonso

29 de julho de 2004 - 13:42

CALMA! Mistura de ingenuidade e demagogia de candidatos à vereança na hora de prometer ao eleitor. Os excessos são proporcionais aos colégios eleitorais. É preciso atentar para as propostas, pois o eleitor anda meio desconfiado.

EXCESSOS. As atribuições da vereança são limitadas; não podem legislar sobre matérias de competência dos governos estadual e federal. E mais: não prometam criar leis: já temos leis em excesso, que não resolveram em nada.

À PROPÓSITO. “Saúde, amor, trabalho e educação”, o slogan sonorizado de uma candidata à vereança. Ao ouvir a proposta, um gaiato no ponto de ônibus ironizou: “”se ela me der o amor, dispenso a saúde, o trabalho e a educação.”

OS VOTOS evangélicos na alça de mira dos candidatos. Cesar Maia, do Rio, disse: sou católico, mas o cargo de prefeito é ecumênico. Tem muito candidato “católico” por aí, que só vai à igreja em casamentos e nem sabe o “Credo”.

DO LEITOR-1: ... e mulher confia em mulher? Médico vota em médico? Aluno vota em professor? Empregado vota em patrão? Funcionário público decide eleição? Pobre vota em pobre? Jovem vota em candidato jovem?

DO LEITOR-2: ... não tendo ido a escola e tendo chegado onde chegou, Lula acaba servindo
de modelo aos analfabetos que querem ser vereadores...e daqui dois anos esse mesmo pessoal vai votar para deputados, senado e presidência.

DO LEITOR-3: ...onde mora, como vive o seu candidato à vereador? - suas relações familiares, profissionais e sociais precisam ser olhadas com cuidado...na câmara da capital tivemos dois casos que não devem ser esquecidos.

NA LUTA! Deputados estaduais – principalmente – participando ativamente das campanhas nas pequenas e médias cidades. Sabem que vereadores e prefeitos são peças importantes em seus projetos. Cada qual defende seu espaço como pode!

CONFERIND0 os principais colégios eleitorais do Mato Grosso: Cuiabá - 347 mil eleitores; Varzea Grande - 148 mil, Rondonópolis – 106 mil, Cáceres – 55 mil e Tangará da Serra - 46 mil. Total de eleitores do MT: 1.836.154.

CUIABANOS . Não seriam mais famosos apenas pelo “cadju” e “peche”. No noticiário da TV. de lá , lances de uma partida do concorrido campeonato de futebol gay. Neste ritmo, Cuiabá acaba desbancando a gaúcha Pelotas. Ui...ui !

PERGUNTA-SE aos candidatos à prefeito: face a situação da Santa Casa, não seria viável que o município tivesse seu pronto socorro central, como existem em outras cidades? Quais seriam as causas que poderiam impedir a viabilidade?





LEMBRETE: André - médico; Nelsinho e Cruz idem. Os postos de saúde tem procedimento limitado, por falta de estrutura e equipamentos. Nesta campanha, não seria uma boa hora de se discutir a saúde e os projetos de cada candidato?

CENSURA. Todos os candidatos exercendo as profissões liberais; menos o pessoal do rádio, TV e jornais. Longe 60 dias do público até o pleito e sem grana, poderão ser atropelados pelos chamados candidatos – “trens pagadores”.

SAUDADE de Stênio Congro, ex-deputado federal, ex-promotor e que por muito tempo comandou o “Jornal do Povo” de sua Três Lagoas. Escritor de boa cepa, escreveu até onde a saúde permitiu. Ficam o legado e a saudade.

CAFÉ AMIGO. Estive com dois postulantes à Câmara da capital. Primeiro foi com Edyl (reeleição) no Banco Rural, onde é gerente; depois com o médico Antônio Perez. Ambos pés no chão e contrários as loucuras de campanha.

URUTÚ era “peça” folclórica em Cassilândia e queria ser eleitor. Desconfiado, o Juiz José Riskala , pegou um jornal e pediu: “ leia o que está escrito aqui.” Urutú chutou na bucha: “Valdomiro já ganhou!”. Reprovado, continuou torcedor.

O CAOS... Coitado do Rio. Não tem adversário nem para o folclórico Cesar Maia. Sem Brizola o PDT morreu e o candidato Nilo Batista tem só1% dos votos. O candidato do PT está lá na rabeira. O Rio... é hoje a Bagdá brasileira!

A CAÇA. Muitos eleitores do interior, apesar de se mudarem para a capital, continuam com domicílio em suas respectivas cidades. Resultado: candidatos à prefeito e à vereança na busca deles para garantir votos que poderão ser decisivos.

CRUZ CREDO! Se 40% dos candidatos à prefeito, vice e vereança das 853 cidades de Minas Gerais não tem o 1º grau, como será nas regiões mais pobres, do Nordeste por exemplo, onde impera a miséria, o atraso e o coronelismo?

DE OLHO! Bela Barros, Waldenir Machado, Vanderley Bispo, Amarildo Cruz e Luizinho Tenório – suplentes na Assembléia Legislativa em suas respectivas coligações, e pelo visto nem todos assumirão. Mas nada está decidido.

É GUERRA! Em tempo de eleições as cidades do interior se dividem, como se a vitória fosse resolver a vida de cada um. Besteira pura! Depois virá a ressaca eleitoral e algumas feridas não cicatrizarão. Juízo! Mais razão, menos coração!

UM SACO! O telefone toca e tentam vender algum produto alinhado aos meios de comunicação como despertador, internet banda larga e bloqueadores. Isso, sem contar os bancos oferecendo cartões de crédito.

CANDIDATO à vereador que trai o seu candidato à prefeito, trairá o eleitor amanha.


SIGA-NOS NO Google News