Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Leia a Coluna Ampla Visão de Manoel Afonso

11 de junho de 2004 - 11:02

E-MAIL do ex- deputado Luiz Tenório: Filinto perdeu em 1950 e 1960 para Fernando C. Costa ao Governo do MT. Se quisesse, teria sido indicado no lugar de Garcia Neto. Tinha prestígio nacional, mas era fraco nas bases.

DO ELEITOR: ...apesar dos juros, impunidade, burocracia, corrupção e desvios, a iniciativa privada faz sua parte...e o poder público não se emenda...um elefante pesado que só complica e inibe quem quer trabalhar, produzir...

MILAGRES. Os políticos interioranos são os peregrinos em busca de mão amiga e consolo.
Entram preocupados no gabinete de Londres e saem motivados para a política. Notei isso num grupo de vereadores de Ivinhema.

LONDRES não estabeleceu confronto com Zeca ao se lançar candidato em 2.006. Apenas demonstrou que sem o pluripartidarismo não se ganha eleição. Os êxitos de Lula e Zeca atestam o acerto da tese do “Chinês”.

ISOLAR André, eleger Zeca Senador, dar espaços seu Governo para o PT e outros partidos aliados é o objetivo de Londres, com mandato e força para articular. Ele também vai se fortalecendo cada vez mais no interior.

O INIMIGO comum do PT e de Londres é André. Quem conseguir mais adesões de outros partidos e lideranças chega ao Governo. Sem mandato, André terá que buscar oxigênio para se fortalecer , principalmente no interior.

A BATALHA para 2.006 estaria posta? André administrador, centralizador, do PMDB aliado de Lula, contra Londres, articulador, ouvidor, paciente e parceiro de Zeca, da militância petista. Briga de “ cachorro grande”.

OUTRA TESE. Um ouvidor de bastidores garante que seria mais fácil Londres candidato ao Senado, ao lado de André governador, do que a tese de candidatura própria e aliança com Zeca. Como em política tudo é possível...

GOLPE DE MESTRE. O mesmo informante diz o candidato de André sempre foi Nelsinho, e que Girotto teria feito seu papel direitinho, para André não ter grandes problemas na cúpula estadual do PMDB, que é complicada. .

LANÇANDO Nelsinho, André enfrentaria o ciúme do pessoal autêntico do partido e com prevenção natural contra quem sempre foi companheiro de Pedrossian. Giroto foi o boi de piranha para Nelsinho “atravessar o rio”.

O VICE. Ao cronista, Pedro Kemp se diz disposto a ser companheiro de chapa de Loubet. Integrante da chamada ala autentica do PT, o deputado é coerente com suas idéias e formação e não tem rabo para municiar os adversários.





A VIDA como ela é. Anos e anos de divergência, com cada qual liderando a polarização política. Dizem que ambos, ultimamente, vem conversando a sós. Ah...queria tanto gravar esse papo do Wilson com Pedrossian!

AO CHEGAR no Brasil, Cabral teria ficado na pensão da dona Bitinha. Ironia à parte, a
a tradição da velha Paranaíba diz que todos os seus prefeitos eram nativos: ponto à favor de Cemi Ferraz, que é paranaibense da gema.

O QUADRO: O prefeito Tita está bem e não definiu seu candidato. Manoel Ovídio é empresário rico, amigo de Marcelo Mirada e é do PL de Londres. Sobram ainda: Daladier Agi e Beto Mariano. A final: PL X PT.

ARRIVEDERCI? Indicado pela Acrissul, Possari virou vice prefeito. Sentiu o peso da candidatura, desistiu, briga pelo comando do PSDB e negocia sua candidatura à Câmara Federal em 2.006. Não quer sair de cena!

EMPRESÁRIO que sonha com o poder precisa estar preparado. Lidar com gente de todo tipo, com a raia miúda e políticos profissionais é complicado. O talão de cheque há que ser grosso e às vezes... não resolve!

O EXEMPLO de Possari serve a outros empresários vítimas da mosca azul. A construção de uma boa imagem política não se faz da noite para o dia, mesmo com marqueteiro. Insisto no exemplo do Antônio Ermírio de Moraes.

ÁGUA ABAIXO. Bem que fizeram o possível, mas ainda não foi desta vez que o Paraíso virou município. Mas os deputados defensores da emancipação ficaram de bem com o eleitorado do distrito. E isso... conta!

TRÊS LAGOAS. Criador e criação juntos. Ramez e Akira acabaram se acertando, esquecendo divergências passageiras contra o adversário comum. Mas um aviso: não tem essa de eleição ganha. O eleitor... é imprevisível!

OPINIÃO do leitor: ...correto o cronista na última coluna...é preciso cortar o mal pela raiz e votar certo para vereador, em quem tem perfil moral e cultural...muitos corruptos lá em Brasília aprenderam a safadeza na Câmara.

O LEITOR: ...e aí o “glorioso” Senado faz o jogo, é ágil quando lhe interessa, como no caso do número de vereadores...mas questões sérias, que não dão voto, repousam nas gavetas...e o povo? Ora!...que se exploda!

CALMA! As pesquisas para vereança sinalizam os nomes mais em evidencia, mas não garantem vitória por antecipação. Há de se ter a combinação de uma série de fatores para que o candidato entre no gargalo final. Sem ilusões.

JOHN KENNEDY: “Perdoe os inimigos... mas não esqueça os nomes deles!”


SIGA-NOS NO Google News