Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

21/09/2007 14:18

Lei sobre novos tomadas entra em vigor em outubro

Dentro de poucos dias, já em outubro, com a entrada em vigor da lei 11.3376, se terá que instalar um sistema de aterramento na rede elétrica das novas casas e apartamentos e trocar as tomadas dos aparelhos elétricos. É isto o que vai acontecer a partir de outubro, em todo o Brasil, e que ninguém está atento ao fato, alertou o presidente da ELETROS - Associação Nacional de Fabricantes de Produtos Eletroeletrônicos, Lourival Kiçula.

Segundo ele, esta lei preocupa os fabricantes de produtos eletroeletrônicos por causa dos riscos de segurança que pode ocasionar aos consumidores, vai tornar obrigatória a instalação, em novas edificações, de sistemas de aterramento e instalações elétricas compatíveis com a utilização de condutor-terra de proteção. Também será obrigatória a instalação de tomadas com o terceiro contato correspondente e a existência de condutor-terra de proteção nos aparelhos elétricos com carcaça metálica e aqueles sensíveis a variações bruscas de tensão, com respectivo adaptador macho tripolar.

Kiçula entende que embora bem intencionada - seu objetivo é ampliar a segurança da rede elétrica por causa do aterramento -, esta lei poderá ter efeito contrário ao pretendido e levar os consumidores a improvisarem formas de adaptar os plugues dos aparelhos às tomadas existentes. Mesmo que tentem utilizar adaptadores, haverá riscos, pois não há hoje adaptadores certificados para isso no mercado brasileiro.

O presidente da Eletros alertou que já com data certa para entrar em vigor, a lei tem outro problema: é imprecisa e não estabeleceu o que é adaptador macho tripolar dos aparelhos eletroeletrônicos. Há o risco de se adotar um padrão que não seja compatível com o novo padrão de plugues e tomadas previsto pela Norma 14.136 e portaria nº 19/2004 do INMETRO, e que deverá entrar em vigor em 2010. Se os fabricantes de produtos eletroeletrônicos tiverem que colocar um plugue de três pinos dentro dos padrões hoje disponíveis, isso acarretará um duplo custo para os consumidores porque eles terão que trocar novamente essa tomada em dois anos, por causa do novo padrão.

Yahoo - Notícias

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)