Cassilândia, Terça-feira, 06 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

31/07/2015 05:23

Lei para eleições de diretor de escolas é inconstitucional, diz Justiça

Thiago de Souza, Campo Grande News

O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, acatou, por unanimidade, o pedido de ADIN (Ação Direta de Inconstitucionalidade) feita pelo prefeito de Água Clara, Silas José da Silva, contra a Lei Municipal 949/14, aprovada pela Câmara Municipal, que obriga a realização de eleições para os cargos de diretor escolar e diretor adjuto, nas escolas municipais.

O chefe do executivo alega que, conforme a Constituição Estadual, os cargos em comissão e função de confiança são de livre nomeação e exoneração do prefeito. Entre outras argumentações, o prefeito Silas José da Silva, disse que a realização das eleições poderiam gerar despesas extras para o município.

A Câmara Municipal de Água Clara alega que a lei 949/14, não cria situação que demande aumento de despesa para a execução da eleição para a direção das unidades escolares. Ressalta que o Estado confere aos professores o direito de concorrer ao cargo de diretor escolar, de forma que toda a sociedade participa da escolha daquele que desempenhará importante responsabilidade de dirigir uma escola.

No entender do relator do processo, o desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, a Câmara Municipal usurpou da competência do Executivo a atribuição de realização do processo legislativo para a nomeação dos diretores de escola, já que cabe àquele poder a iniciativa de leis que disponham sobre servidores públicos, seu regime jurídico e provimento de cargos e funções públicas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 06 de Dezembro de 2016
09:00
Maternidade
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
21:32
Loteria
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)