Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Laboratório do Iagro será referência para Centro-Oeste

Dourados News - 18 de junho de 2004 - 14:53

O Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) investe na ampliação, adequação e na compra de novos equipamentos para o Laboratório de Diagnósticos de Doenças Animais (Laban), que passará a dar suporte também a outras culturas animais, além da bovina, tornando-se referência em sanidade animal para toda a região Centro-Oeste. O governador Zeca do PT visitou o Iagro hoje pela manhã e fez questão de conhecer o Laban, ouvindo as explicações do gestor do órgão, Gilmar Borges do Amaral, sobre a importância dos exames realizados em cada sala.

O governo do Estado investe R$ 400 mil nas obras e reaparelhamento do laboratório e a previsão do secretário de Produção e Turismo, José Antônio Felício, é de que até o início do próximo ano já se obtenha o credenciamento junto ao Ministério da Agricultura para ampliar a área de atuação. “Somos o único laboratório em todo o Estado a fazer o diagnóstico da leptospirose”, revelou Felício. A leptospirose é uma doença infecciosa causada por bactéria e transmitida através da urina de ratos.

O Laban está instalado em um amplo prédio na sede do Iagro, no Jardim Ipiranga, em Campo Grande. Só é possível adentrar suas dependências vestindo roupas esterilizadas, pois ali são manipuladas amostras de materiais que podem ser altamente contagiosos. Nos últimos anos o laboratório tem experimentado evolução constante. Gilmar do Amaral relatou ao governador que em 1999 – primeiro ano do Governo Popular – foram realizados no Laban 2.477 exames. No primeiro semestre desse ano já ultrapassam 19 mil diagnósticos.

Doenças que afligem o rebanho bovino como raiva, brucelose, botulismo e a leptospirose são diagnosticadas e estudadas no Laban, que examina ainda a qualidade da carne e do leite e seus derivados, detectando possíveis contaminações por bactérias e parasitas. Com a ampliação das atividades será possível diagnosticar males que afetam as aves, como por exemplo a doença de Newcastle, virose importante que acomete as vias respiratórias causando a morte.

Mas a meta do Iagro é mais ambiciosa: pretende desenvolver rigorosa vigilância sanitária na criação de ovinos, caprinos e até na piscicultura, atividades econômicas que ocupam cada vez mais espaço no Estado. “A idéia é dar suporte para que a economia do Estado cresça com qualidade, com isso vamos ampliar nossas exportações, gerar mais riquezas e empregos”, resumiu Felício.

SIGA-NOS NO Google News