Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

La Niña reduz de chuvas em MT e atingirá rios; temperatura vai a 35º

Hebert de Almeida, 24 horas news - 05 de agosto de 2010 - 10:07

Nos próximos três meses, Mato Grosso estará sob a influência do La Niña. O fenômeno começa a se intensificar no Oceano Pacífico e, com isso, espera-se alterações no clima da região nos próximos três meses. A expectativa é de que em Mato Grosso todo, com exceção do nordeste do Estado, tenham chuva bem abaixo da média, segundo o setor de Meteorologia do Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam) em boletim com prognóstico do clima na Amazônia Legal para os próximos três meses. A previsão indica também altas temperaturas.

O efeito atinge ainda o Acre e Rondônia. Frequentemente, as chuvas iniciam em setembro nos três estados. Porém, com a evolução do fenômeno La Niña no Pacífico e também das águas mais quentes que o normal no mar do Caribe, a tendência é de que a massa de ar seco, que predomina no Brasil Central e que atualmente está mais intensa que o normal, continue atuando com força na região, dificultando a formação de nuvens de chuva até meados de setembro.

“Somente em outubro as chuvas voltam a acontecer com certa freqüência, o que colocaria assim o trimestre como um todo com chuvas abaixo da normalidade” – observa a nota do Sistema de Proteção da Amazônia. “Para os rios isso é muito ruim, pois aumenta as chances de vermos alguns rios atingindo a marca de máxima vazante encontrada em 2005”.

Segundo a nota do Sipam, como o período das chuvas no sul da Amazônia deixou muito a desejar, ou seja, choveu abaixo do esperado na maior parte dos três estados do sul da Amazônia e com o atraso no início das chuvas, existe uma grande possibilidade de os rios atingirem níveis muito próximos à máxima vazante registrada em 2005.

Com relação à temperatura, o calor continuará mais forte que o normal na região, com exceção do sul e sudoeste do Mato Grosso, onde as temperaturas seguirão dentro da normalidade. Esse período de agosto a outubro é normalmente o mais quente do ano nos estados do sul da Amazônia. Assim, neste ano, com a manutenção da massa de ar quente e seco, que seguirá forte nesses meses, a tendência é da temperatura permanecer bastante elevada em todas as áreas, atingindo em quase todos os dias desse trimestre temperaturas acima dos 35 graus na grande maioria das cidades.

A nota do Sipam ressalta também que a umidade do ar continuará muito baixa na região - principalmente em Rondônia e no Mato Grosso - até meados de setembro. A partir daí, com o início das chuvas, a umidade volta a subir. As friagens ainda ocorrem nesse trimestre. Portanto, ainda se esperam alguns eventos significativos na região até outubro.

De acordo com as análises de modelos numéricos para a temperatura dos oceanos, as águas superficiais na região do oceano Pacífico equatorial tenderão a um padrão de resfriamento, ou seja, o La Niña, fenômeno que favorece a ocorrência de chuvas acima do padrão normal em algumas áreas da região Amazônica estará atuando. No entanto, para o trimestre apenas o nordeste do estado poderá sentir reflexos de chuvas acima do normal, favorecidos por este fenômeno, segundo Ana Cleide Bezerra, do Setor de Meteorologia do Sipam

SIGA-NOS NO Google News