Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Justiça autoriza mudança de sexo em Três Lagoas

Rádio Caçula - 18 de outubro de 2009 - 10:26

A Justiça de Mato Grosso do Sul, através da Defensoria Pública de Três Lagoas conseguiu garantir gratuitamente uma cirurgia para mudança de sexo de Glauciano Pereira Macedo, a Paola Lotreck, como é conhecida.

Paola Lotreck presidente da Associação de Gays, Lésbicas, Bissexuais, Travestis e Simpatizantes (GLBTS) de Três Lagoas, disse que, após muitas lutas vai realizar um sonho de infância.

De acordo com o parecer técnico de número 0118/2009, da Diretoria Geral de Atenção à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde, foi concedido o procedimento cirúrgico do tipo de Neocolpovulvoplastia, ou Neofaloplastia a favor de Glauciano Pereira Macedo.

Conforme o documento, o agendamento para a realização do procedimento cirúrgico foi marcado para o dia 6 de Janeiro de 2010, no ambulatório de urologia reconstrutora, do Hospital Universitário Pedro Ernesto, no Rio de Janeiro.

“Vou realizar um sonho que venho lutando desde criança, e graças a Deus e a todas as esferas da justiça consegui”, disse emocionada Paola.

A presidente da associação relatou que nunca aceitou a sua orientação sexual, pois sempre foi revoltada pelo fato de ser do sexo masculino.

Paola disse que sofre de transtorno de identidade de gênero, problema que a fez passar por muitas situações difíceis, inclusive na família.

O transexualismo, segundo a Organização Mundial da Saúde, não é um capricho, mas uma doença reconhecida a nível internacional, e que precisa ser respeitada.

Desde 2008, a cirurgia para mudança de sexo (transgenitalização) passou a fazer parte da lista de procedimentos do Sistema Único de Saúde (SUS).

Após a realização da Cirurgia, Paola disse que vai providenciar a retificação do seu nome verdadeiro. Ela informou que vai se chamar Glaucia Chaves Macedo, ou Glaucia Teixeira Macedo.

Segundo ela, Paola é um nome artístico, e que deu base para superar todos os obstáculos “Paola será até a cirurgia”.




Fonte: Ana Cristina Santos

SIGA-NOS NO Google News