Cassilândia, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

02/06/2007 05:29

Juiz aceita denúncia contra pilotos e controladores

Juliana Michaela/24horasnews

O juiz federal Murilo Mendes, titular da subseção judiciária de Sinop (MT), acatou nesta sexta-feira a denúncia do Ministério Público Federal contra os pilotos do jato Legacy, Joseph Lepore e Jan Paul Paladino, e os controladores de vôo Jomarcelo Fernandes dos Santos, Lucivaldo Tibúrcio de Alencar, Leandro José Santos de Barros e Felipe Santos dos Reis. Os seis são apontados como responsáveis pelo acidente entre o jato Legacy e o Boeing da Gol, que resultou na morte 154 pessoas, no dia 29 de setembro do ano passado.

Eles foram qualificados no artigo 261 do Código Penal - por a perigo embarcação ou aeronave, própria ou alheia, ou praticar qualquer ato tendente e impedir ou dificultar navegação marítima, fluvial ou aérea.

A pena é de dois a cinco anos de prisão na modalidade culposa. Com o agravante das mortes dos passageiros do avião da Gol, a pena pode chegar a seis anos. Na modalidade dolosa, a pena é de oito a 26 anos.

O sargento da Aeronáutica do Cindacta-1 Jomarcelo Fernandes dos Santos foi denunciado por crime doloso e de atentado contra a segurança de aeronaves. Os dois pilotos americanos e os demais controladores vão responder por crime culposo.

Os pilotos americanos serão interrogados no dia 27 de agosto, às 14h, na cidade de Sinop (MT). No dia 28 de agosto serão ouvidos os controladores de vôo.

O juiz federal considerou que o crime não é militar, visto que as aeronaves envolvidas não estão especialmente vinculadas às Forças Armadas. A partir de agora, segundo Mendes, começa uma ação penal onde os pilotos e controladores serão ouvidos e terão direito de se defender.

Mendes ressaltou na decisão que os acusados Joseph Lepore e Jan Paul Paladino devem comparecer para o interrogatório no Brasil, não sendo admitida que o ato se dê no seu país de origem - Estados Unidos -, e seguirá normas brasileiras. Já a citação e intimação ocorrerão em território estrangeiro

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)