Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Japão: Rotary homenageia professor Luís Alexandre

Fabiane Sato - 25 de fevereiro de 2008 - 13:48

No ano em que o Brasil comemora os cem anos da imigração japonesa, o Rotary Club de Campo Grande homenageia o professor e advogado rotariano, Luís Alexandre de Oliveira.

O Rotary Club Campo Grande homenageia este ano Luís Alexandre de Oliveira. Ele foi membro do ROTARY CLUB. Mineiro, nascido em Viçosa, foi professor, advogado e até político. No entanto, é lembrado principalmente p or sua atuação na luta para o fim da opressão contra a comunidade Japonesa durante os dias difíceis da Segunda Guerra Mundial.
A imigração japonesa no País começou no ínicio do século XX. O primeiro navio a aportar no Brasil com imigrantes japoneses foi o Kasato Maru, no dia 18 de Junho de 1908.




História
Em 1913, com apenas dez anos de idade, Luis Alexandre de Oliveira veio para Mato Grosso do Sul (ainda Mato Grosso), com sua mãe D. Januária. Na época a região sul do estado estava em ascenção devido a chegada das estradas de ferro. Assim como o progresso da região sul atraiu D. Januária, a notícia da necessidade de mão-de-obra para o término da construção da Ferrovia no estado, continuava chamando atenção daqueles imigrantes nipô nicos que se desiludiram nas fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais.

Com vinte anos, Luís Alexandre fixou-se definitivamente em Campo Grande. Foi advogado, professor, deputado, membro da Academia Sul-matogrossense de Letras e fundou o colégio Oswaldo Cruz. Com a segunda Guerra Mundial, devido à posição antagônica que Brasil e Japão assumiram com seus aliados, iniciou-se uma forte perseguição aos imigrantes. O governo brasi leiro determinou o fechamento de escolas, associações e outros estabelecimentos pertencentes aos japoneses.

Para minimizar as perseguições e evitar que a escola Visconde de Cairú fosse fechada, a colônia japonesa elegeu Luís Alexandre de Oliveira, como professor e dono da Escola. Devido a esse fato, foi condecorado em 1984 com a Comenda Kunkoto Chokujisu Sho ou “Ordem do Sol Nascente em Raios Dourados e Prateados”, concedida pelo Imperador do Japão, através do Cônsul Geral do Japão, em São Paulo.

Luís faleceu em 19 de outubro de 1997. Em sua homenagem e também ao Centenário da Imigração Ja ponesa, o ROTARY CLUB coloca uma placa na escola Visconde de Cairú, que foi fundada por imigrantes japoneses e ainda hoje continua em plena atividade.




Autor: Fabiane Sato e Tatiane Queiroz

SIGA-NOS NO Google News