Cassilândia, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

25/02/2008 13:48

Japão: Rotary homenageia professor Luís Alexandre

Fabiane Sato

No ano em que o Brasil comemora os cem anos da imigração japonesa, o Rotary Club de Campo Grande homenageia o professor e advogado rotariano, Luís Alexandre de Oliveira.

O Rotary Club Campo Grande homenageia este ano Luís Alexandre de Oliveira. Ele foi membro do ROTARY CLUB. Mineiro, nascido em Viçosa, foi professor, advogado e até político. No entanto, é lembrado principalmente p or sua atuação na luta para o fim da opressão contra a comunidade Japonesa durante os dias difíceis da Segunda Guerra Mundial.
A imigração japonesa no País começou no ínicio do século XX. O primeiro navio a aportar no Brasil com imigrantes japoneses foi o Kasato Maru, no dia 18 de Junho de 1908.




História
Em 1913, com apenas dez anos de idade, Luis Alexandre de Oliveira veio para Mato Grosso do Sul (ainda Mato Grosso), com sua mãe D. Januária. Na época a região sul do estado estava em ascenção devido a chegada das estradas de ferro. Assim como o progresso da região sul atraiu D. Januária, a notícia da necessidade de mão-de-obra para o término da construção da Ferrovia no estado, continuava chamando atenção daqueles imigrantes nipô nicos que se desiludiram nas fazendas de café de São Paulo e Minas Gerais.

Com vinte anos, Luís Alexandre fixou-se definitivamente em Campo Grande. Foi advogado, professor, deputado, membro da Academia Sul-matogrossense de Letras e fundou o colégio Oswaldo Cruz. Com a segunda Guerra Mundial, devido à posição antagônica que Brasil e Japão assumiram com seus aliados, iniciou-se uma forte perseguição aos imigrantes. O governo brasi leiro determinou o fechamento de escolas, associações e outros estabelecimentos pertencentes aos japoneses.

Para minimizar as perseguições e evitar que a escola Visconde de Cairú fosse fechada, a colônia japonesa elegeu Luís Alexandre de Oliveira, como professor e dono da Escola. Devido a esse fato, foi condecorado em 1984 com a Comenda Kunkoto Chokujisu Sho ou “Ordem do Sol Nascente em Raios Dourados e Prateados”, concedida pelo Imperador do Japão, através do Cônsul Geral do Japão, em São Paulo.

Luís faleceu em 19 de outubro de 1997. Em sua homenagem e também ao Centenário da Imigração Ja ponesa, o ROTARY CLUB coloca uma placa na escola Visconde de Cairú, que foi fundada por imigrantes japoneses e ainda hoje continua em plena atividade.




Autor: Fabiane Sato e Tatiane Queiroz

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)