Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IPVA já começa a ser cobrado em estados do País

Agência Rádio - 12 de janeiro de 2013 - 07:10

O brasileiro que tem carro já começa a sentir um peso ao mais no bolso este mês. O IPVA começa a ser cobrado em janeiro, em alguns estados do Brasil, como São Paulo e Ceará. O pagamento é obrigatório e o valor varia conforme o modelo do carro e o estado onde vive o contribuinte. O imposto pode ser pago em até três vezes no boleto ou em parcela única com desconto variando entre cinco e dez por cento, por estado. O único estado do País que o IPVA pode ser pago com cartão de crédito é o Ceará e ainda poder ser parcelado em até quatro vezes. Na maioria dos estados, o valor da cobrança vai ser menor do que em 2012. No Distrito Federal, a secretaria de Fazenda calculou que mais de 94 por cento dos carros vão ter cobrança reduzida. O gerente de tributos diretos da subsecretaria da receita do DF, Heber Niemeyer, destaca que o IPI impulsionou a redução do tributo.

Heber Niemeyer Botelho, gerente de tributos diretos da subsecretaria da receita do DF, disse: "Com a redução do IPI no ano de 2012, houve uma desvalorização muito grande dos veículos usados, porque o veículo novo se tornou mais atrativo para as pessoas adquirirem. E com isso, os veículos usados tiveram uma queda bem grande dos valores a serem cobrados no ano seguinte."

A diminuição do valor do IPVA é comemorada por quem vai pagar menos neste ano. É o caso do auxiliar administrativo da Eletronorte, Adriano Viali. Segundo ele, com o imposto mais barato e com o IPI reduzido, o momento é favorável para comprar mais carros novos.

Adriano Viali, auxiliar administrativo da Eletronorte, falou: "Eu acho importante que houve essa redução do IPVA, porque houve uma queda do IPI e fez com que muitas pessoas adquirissem o seu próprio carro, seu carro particular. E com isso aumentou muito o carro por família, ou seja, favoreceu muita gente também com essa queda do IPVA."

Segundo Heber Niemeyer, os donos dos carros mais novos vão pagar mais caro do que o restante dos contribuintes. Quem não recebeu o carnê de pagamento do IPVA, deve solicitar a segunda via acessando o site do Detran do estado onde vive.

Reportagem da Agência Rádio, por Rodrigo Nunes

SIGA-NOS NO Google News