Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

11/01/2005 13:37

Ipea prevê preços baixos para a soja também em 2005

Benedito Mendonça/ABr

O estudo do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) que mostra o crescimento agrícola no período 1999-2004 e a explosão da área plantada com soja admite, inclusive, uma possível crise financeira no setor. O estudo assinala que a fase decrescente dos preços internacionais de soja (1998-2001) coincidiu com uma fase de elevados estoques mundiais do produto, e que a "elevada volatilidade recente" também está associada a expectativas aos estoques previstos para o final do ano na safra americana.

Segundo o documento, ao menos que ocorra uma quebra de safra no Brasil, na Argentina ou nos Estados Unidos seja curta – o que só se saberá a partir de julho ou agosto deste ano -, é provável que os preços da soja sejam baixos também em 2005, com conseqüente queda da rentabilidade agrícola e, possivelmente, "uma crise financeira na agricultura brasileira", devido ao seu "provavelmente alto" nível de endividamento contraído na fase anterior de preços favoráveis.

Na avaliação de Gervásio de Rezende, um dos autores do documento do Ipea, os preços internacionais da soja vão continuar baixos. "Esse é o problema que a soja tem. A agricultura brasileira tem que criar mecanismos de defesa e embuti-los nessa estratégia de expansão. Não é possível ficar com oba-oba", adverte. Para Rezende, o governo deve buscar a "formulação de políticas que saibam atuar nesses momentos, prevenindo os possíveis prejuízos".

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)