Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

10/08/2016 11:00

Invista em Abdominais hipopressivos

Portal Educação Física

 

Com foco no fortalecimento, de maneira diferente, do core — centro de força do corpo que abrange os músculos das costas e da barriga — a técnica Low Pressure Fitness (LPF) tem ganhado espaço nas academias. O método aposta em posturas isométricas e técnicas abdominais hipopressivos (hipo, do grego, menos e pressivas, do latim, pressão) para fortalecer a área. O resultado é uma cintura mais fina, melhor postura e ganho de rendimento por meio da respiração. “A sucção do abdome é feita em apneia (sem ar). Com isso, o diafragma sobe e os órgãos são ‘realocados’”, diz Carol Lemes, embaixadora da técnica no Brasil. Outros benefícios são a melhora da incontinência urinária e do refluxo, o aprimoramento da respiração e um corpo mais forte. “Pesquisas ainda mostram um aumento de 15% do metabolismo basal, o que significa mais queima de gordura”, fala Piti Pinsach, cofundador do LPF. Os músculos mais fortes também ajudam no aumento da resistência muscular e diminuem a pressão abdominal. Assim, você treina as fibras involuntárias que compõem mais de 75% do abdome.

RESPIRE MELHOR
“O diafragma é um dos principais músculos do corpo e para que a capacidade cardiorrespiratória melhore, é preciso alongá-lo”, diz Carol. Os exercícios promovem o relaxamento do músculo, fazendo com que seja ofertado mais oxigênio aos pulmões. Além disso, a técnica melhora os padrões sanguíneo e respiratório. “Como o trabalho é em apneia, a quantidade de hemoglobina e de oxigênio aumentam”, diz Carol. A corredora Elba Benatti, que se dedica à técnica há sete meses, confirma. “Consigo fazer treinos intensos, me canso menos e minha recuperação é mais rápida.”

XÔ, INCONTINÊNCIA URINÁRIA
Estima-se que uma em cada três esportistas apresenta perda involuntária de urina. “Depois do parto sempre tinha escape de urina durante a corrida. Com poucas sessões de abdominais hipopressivos tive uma melhora de 100%”, diz a fisioterapeuta Paula Moreira. O distúrbio tem origem no aumento da pressão intra-abdominal e no enfraquecimento do assoalho pélvico. “Com os exercícios, o assoalho fica mais forte, o que evita o problema”, diz Carol.

NA PRÁTICA
Ao realizar os exercícios ao lado, antes e depois dos treinos, inspire abrindo as costelas, solte todo o ar pela boca, prenda a respiração e abra novamente as costelas, fazendo a sucção do abdome (vácuo na região). Mantenha a apneia de 3 a 5 segundos, inspire profundamente e solte o ar. Repita o ciclo três vezes.

ATENAS
Com a coluna reta, cotovelos flexionados e mãos viradas para dentro faça a respiração do LPF elevando os braços enquanto solta o ar.

ARTEMISA
Fique com os pés paralelos, joelhos levemente flexionados, tronco inclinado a 45° e mãos apoiadas nas coxas. Então, faça a respiração do LPF.

HESTIA
Sente com as pernas cruzadas, cotovelos flexionados e mãos tocando a coxa. Faça a respiração elevando os braços enquanto solta o ar.

DEMÉTER
Deite de joelhos flexionados e calcanhar apoiado e vire os cotovelos e mãos para dentro. Faça a respiração elevando os braços e soltando o ar.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)