Cassilândia, Domingo, 09 de Agosto de 2020

Últimas Notícias

16/06/2020 13:20

Inverno em MS terá estiagem, tempo seco e muita mudança de temperatura

Confira o prognóstico para a estação que se inicia no próximo dia 20

Redação
Inverno em MS terá estiagem, tempo seco e muita mudança de temperatura

Com início no próximo dia 20, o inverno em Mato Grosso do Sul deverá ser marcado pela estiagem, com baixa umidade do ar e dias quentes, porém, com a presença de ondas de frio irregulares, conforme o prognóstico divulgado nesta terça-feira (16) pelo meteorologista Natalio Abrão, da Uniderp. Confira os destaques:

Baixa umidade do ar
Conforme a previsão, o inverno será marcado pelo clima seco, com umidade do ar próxima dos 30% entre julho e setembro, que proporcionarão manhãs de clima ameno, mas temperatura alta – acima de 32ºC – ao longo do dia. O prognóstico, porém, não descarta a chegada de frentes frias intensas, que podem ocasionar até geada, sobretudo na região sul do Estado.

Geadas
Segundo Abrão, durante o inverno, há chances de 40% de ocorrência de geadas entre Campo Grande e Sete Quedas, no extremo sul do estado, ainda no fim deste mÊs. Para julho, as chances de geada aumentam para 90%. Os municípios de Ponta Porã, Amambaí, Dourados, Paranhos, Eldorado, Mundo Novo, Maracaju, Rio Brilhante e Sete Quedas, situadas no Centro-Sul, devem registrar valores de temperaturas abaixo de cinco graus.

Neblina
A previsão também considera ocorrência de inversões térmicas, sobretudo no período matutino, causando nevoeiros, nevoas e neblinas. Nos dias de baixa umidade do ar, há possibilidade de ocorrência de névoas-secas e as fumaças.

Estiagem
Com ar seco, estiagem prolongada e o vento calmo favorecem a bruma ou fumaça de queimadas – substâncias sólidas suspensas no ar, muitas vezes decorrentes de queimadas e incêndios, ou também como a poeira e a fumaça – poluindo o ar.

As chances de chuva ocorrem nos primeiros dias do inverno, entre 25 e 28, porém, pancadas de chuvas isoladas e fracas, acompanhadas de ventos e muita nebulosidade no centro, sul, sudoeste e sudeste do estado. Não há previsão de frio. Demais regiões seguem com estiagens.

Ondas de frio e calor intenso
O prognóstico aponta poucas ondas de frio em MS durante a estação, devido a interferência de fenômenos como o El Niño e La Niña. Na prática, avanço de todas as massas frias do extremo sul do continente até o sul do MS serão dificultados, ocasionando uma massa polar fraca até o final de Junho e mais duas até o final de Julho, trazendo temperaturas baixas próximas entre cinco e dois graus no centro-sul e de cinco graus na capital do MS.

Fora desses períodos com ondas de frio, a temperatura deverá ser alta, especialmente durante Julho, Agosto e Setembro. Nestes meses ocorrem dias quentes com as máximas acima dos trinta graus.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 09 de Agosto de 2020
Sábado, 08 de Agosto de 2020
11:20
Paulistão 2020 - O caminho até a final
11:10
Paulistão 2020 - O caminho até a final
10:20
Cassilândia
Sexta, 07 de Agosto de 2020
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)