Cassilândia, Sábado, 24 de Junho de 2017

Últimas Notícias

18/10/2004 15:04

Intercâmbio leva professores brasileiros aos EUA

Assessoria/MEC

Uma comitiva de professores de seis instituições brasileiras de ensino superior vai participar do Programa de Visitas Profissionais aos Estados Unidos, de 24 deste mês a 3 de novembro. A viagem faz parte das atividades do Consórcio Brasil-EUA de Educação Superior, firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Fund for the Improvement of Postsecondary Education (Fipse) – Fundo de Estímulo à Educação Superior –, do Departamento de Educação dos Estados Unidos. O consórcio Capes-Fipse tem como objetivo incentivar a parceria entre universidades por meio do intercâmbio de alunos de graduação e professores.

O coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt, vai chefiar a comitiva, que será integrada por professores das universidades federais Fluminense, do Ceará, do Pará, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e da Universidade de Brasília. Eles conhecerão o sistema educacional norte-americano, além de trocar informações e experiências sobre projetos em andamento no âmbito do consórcio.

Serão discutidos temas como o papel da universidade no preenchimento das necessidades da comunidade, na promoção do desenvolvimento socioeconômico e na formação de mão-de-obra qualificada e preparada para os desafios do mercado e políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico. Estrutura e funcionamento das universidades norte-americanas, financiamento e autonomia universitária e processos e políticas de admissão e acesso à universidade, principalmente para alunos advindos de camadas menos favorecidas, também são temas que estarão em debate.

Bolsistas – Desde que entrou em funcionamento, em 2001, o Programa Capes-Fipse beneficiou 692 bolsistas em viagens de intercâmbio. Foram 364 do Brasil para os Estados Unidos e 328 de lá para cá. Estão em andamento 40 projetos, dez dos quais começaram a funcionar este mês, quando teve início o ano letivo nos Estados Unidos.

Repórter: Fátima Schenini

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 24 de Junho de 2017
Sexta, 23 de Junho de 2017
Quinta, 22 de Junho de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)