Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

18/10/2004 15:04

Intercâmbio leva professores brasileiros aos EUA

Assessoria/MEC

Uma comitiva de professores de seis instituições brasileiras de ensino superior vai participar do Programa de Visitas Profissionais aos Estados Unidos, de 24 deste mês a 3 de novembro. A viagem faz parte das atividades do Consórcio Brasil-EUA de Educação Superior, firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Fund for the Improvement of Postsecondary Education (Fipse) – Fundo de Estímulo à Educação Superior –, do Departamento de Educação dos Estados Unidos. O consórcio Capes-Fipse tem como objetivo incentivar a parceria entre universidades por meio do intercâmbio de alunos de graduação e professores.

O coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt, vai chefiar a comitiva, que será integrada por professores das universidades federais Fluminense, do Ceará, do Pará, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e da Universidade de Brasília. Eles conhecerão o sistema educacional norte-americano, além de trocar informações e experiências sobre projetos em andamento no âmbito do consórcio.

Serão discutidos temas como o papel da universidade no preenchimento das necessidades da comunidade, na promoção do desenvolvimento socioeconômico e na formação de mão-de-obra qualificada e preparada para os desafios do mercado e políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico. Estrutura e funcionamento das universidades norte-americanas, financiamento e autonomia universitária e processos e políticas de admissão e acesso à universidade, principalmente para alunos advindos de camadas menos favorecidas, também são temas que estarão em debate.

Bolsistas – Desde que entrou em funcionamento, em 2001, o Programa Capes-Fipse beneficiou 692 bolsistas em viagens de intercâmbio. Foram 364 do Brasil para os Estados Unidos e 328 de lá para cá. Estão em andamento 40 projetos, dez dos quais começaram a funcionar este mês, quando teve início o ano letivo nos Estados Unidos.

Repórter: Fátima Schenini

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 11 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
06:04
Fotogaleria
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)