Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Intercâmbio leva professores brasileiros aos EUA

Assessoria/MEC - 18 de outubro de 2004 - 15:04

Uma comitiva de professores de seis instituições brasileiras de ensino superior vai participar do Programa de Visitas Profissionais aos Estados Unidos, de 24 deste mês a 3 de novembro. A viagem faz parte das atividades do Consórcio Brasil-EUA de Educação Superior, firmado entre a Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes/MEC) e o Fund for the Improvement of Postsecondary Education (Fipse) – Fundo de Estímulo à Educação Superior –, do Departamento de Educação dos Estados Unidos. O consórcio Capes-Fipse tem como objetivo incentivar a parceria entre universidades por meio do intercâmbio de alunos de graduação e professores.

O coordenador-geral de Cooperação Internacional da Capes, Benício Schmidt, vai chefiar a comitiva, que será integrada por professores das universidades federais Fluminense, do Ceará, do Pará, do Rio Grande do Sul, de Santa Catarina e da Universidade de Brasília. Eles conhecerão o sistema educacional norte-americano, além de trocar informações e experiências sobre projetos em andamento no âmbito do consórcio.

Serão discutidos temas como o papel da universidade no preenchimento das necessidades da comunidade, na promoção do desenvolvimento socioeconômico e na formação de mão-de-obra qualificada e preparada para os desafios do mercado e políticas públicas de estímulo ao desenvolvimento científico e tecnológico. Estrutura e funcionamento das universidades norte-americanas, financiamento e autonomia universitária e processos e políticas de admissão e acesso à universidade, principalmente para alunos advindos de camadas menos favorecidas, também são temas que estarão em debate.

Bolsistas – Desde que entrou em funcionamento, em 2001, o Programa Capes-Fipse beneficiou 692 bolsistas em viagens de intercâmbio. Foram 364 do Brasil para os Estados Unidos e 328 de lá para cá. Estão em andamento 40 projetos, dez dos quais começaram a funcionar este mês, quando teve início o ano letivo nos Estados Unidos.

Repórter: Fátima Schenini

SIGA-NOS NO Google News