Cassilândia, Sexta-feira, 24 de Maio de 2019

Últimas Notícias

28/12/2018 08:40

Instabilidade climática eleva perdas nas lavouras de soja em até 80%

Campo Grande News

 

A estimativa dos agricultores de produzir 10 milhões de toneladas de soja, na safra 2018/19, pode ser comprometida se a instabilidade climática de Mato Grosso do Sul continuar.

Há 20 dias algumas localidades na região sul registraram perdas pontuais em alguns municípios, porém, as chuvas recentes devolveram o equilíbrio necessário para o desenvolvimento das lavouras.

Entretanto, na região norte, o cenário de perdas varia de acordo com a localidade e experiência no manejo da cultura. É o que explica, o empresário rural, Júlio César Bortolini, dono de propriedade rural e sojicultor em São Gabriel do Oeste.

"A situação por aqui apresenta duas situações: nos municipios de Rio Verde, Bandeirantes e Camapuã, algumas propriedades perderam quase toda a lavoura e já estão se planejando para o plantio de milho safrinha. Em contrapartida, em São Gabriel do Oeste, os agricultores contam com uma área mais estruturada e em razão da expertize no manejo devem chegar a no máximo, 20% de perdas", avalia.

REGIÃO SUL

O engenheiro agrônomo, Angelo Ximenez, se dedica a agricultura no município de Dourados e no atual ciclo plantou 600 hectares da oleaginosa. Ele confirma que a situação melhorou consideravelmente em relação ao que foi identificado há pouco mais de um mês.

"As chuvas das últimas semanas devolveram as condições ideais para o desenvolvimento da soja e por aqui, acredito que as perdas não devem passar de 15%. A situação também pode variar em talhões de uma mesma propriedade, então não podemos nivelar o percentual para toda uma região", argumenta.

ATUALIZAÇÕES NACIONAIS

O Instituto Nacional de Meterorologia (Inmet) divulgou no início da semana (24 de dezembro) a previsão de que os maiores volumes de chuva deverão se concentrar na faixa Centro-Norte do Brasil, porém, a zona de convergência do Atlântico Sul deve se formar e voltar a atuar, ampliando o alcance das precipitações.

Durante entrevista concedida ao site Notícias Agrícolas, o analista de mercado da Agrinvest Commodities, Marcos Araújo, atualizou a previsão de colheita para todas regiões brasileiras: o novo número para a safra brasileira é de 113,18 milhões de toneladas, sendo 50,63 milhões no Centro-Oeste; 36,59 milhões no Sul; 9,07 milhões no Sudeste; 10,73 milhões no Nordeste e 6,16 millhões de toneladas na região Norte.

Além disso, o especialista confirma que as perdas mais severas aconteceram no Paraná com com 14%, Mato Grosso do Sul, com 13%, Rio Grande do Sul, com 7% e Mato Grosso com 5%. "Há várias microrregiões com perdas irreversíveis. Houve a maturação fisiológica forçada, com grãos pequenos e esverdeados", conclui Araújo.

*Com colaboração do site Notícias Agrícolas

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 23 de Maio de 2019
22:00
Loterias
21:45
Loterias
21:42
Loterias
10:00
Receita do Dia
Quarta, 22 de Maio de 2019
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)