Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS intensifica fiscalização para combater fraudes

Andréia Araújo / ABr - 04 de julho de 2004 - 16:32

O diretor-presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Carlos Bezerra, disse que os benefícios pagos pelo órgão estão passando por um crivo rigoroso, com o objetivo de combater fraudes. "Estamos passando um pente fino em tudo. Não só no INSS, mas nas empresas que não recolhem, no sonegador em geral. A coisa está sendo feita de modo como nunca foi feita: em grande escala, para coibir a evasão que existia", declarou Bezerra em entrevista exclusiva à Agência Brasil.

Bezerra explicou que foram criados, até hoje, 17 grupos de Força Tarefa para o combate à sonegação. Esses grupos são formados por funcionários e procuradores do INSS junto com procuradores e policiais federais. Até abril, já a investigação concluiu que há irregularidades em 105 casos.

Segundo um balanço divulgado pelo Ministério da Previdência, nesse período, cerca de 3.572 benefícios estavam sendo pagos de forma irregular, o que acumulou um montante de R$ 49,847 milhões. Com as Forças Tarefas, o Ministério passou a economizar cerca de R$ 1,741 milhões por mês com a suspensão das pensões irregulares.

Além desses grupos, Bezerra também disse que está sendo feita melhoria na área de informática do Instituto. Isso para corrigir falhas apontadas pelos auditores do Tribunal de Contas da União (TCU) que revelou problemas nas informações, principalmente, no caso das pensões por morte. "Sabemos que existem falhas, mas já estamos corrigindo-as", afirmou.

O diretor-presidente do INSS declarou ainda que "as Forças Tarefas serão intensificadas ainda mais ao longo do ano, porque esse é um serviço que está dando um resultado espetacular para o INSS". Nos próximos dias, os estados do Rio de Janeiro, Mato Grosso e São Paulo terão suas ações de fiscalização intensificadas.

SIGA-NOS NO Google News