Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

INSS começa a suspender benefícios de 31 mil segurados

Lívia Gaertner - Corumba Online - 02 de abril de 2007 - 15:03

A partir de hoje, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social começa a suspende o pagamento de 31,322 mil benefícios de segurados que não foram encontrados, sendo 4.601 em São Paulo.

Esses segurados responderam o censo por meio de procuradores, tutores ou curadores, mas não foram localizados nos endereços declarados. O INSS chegou a convocar por meio de edital, em fevereiro, 31,332 mil pessoas nessa situação, mas apenas 285 responderam.

O benefício pode ser regularizado no posto do INSS onde a aposentadoria ou pensão foi concedida. O calendário de bloqueio dos benefícios é o mesmo do pagamento. Na segunda-feira, estarão bloqueados os benefícios de final 1 e 6. Na terça (dia 3), os de final 2 e 7. Até o dia 9 de abril, quando serão bloqueados as aposentadorias de final 5 e zero.

O segurado tem um prazo de 30 dias para fazer a regularização dos dados e receber o pagamento bloqueado. Após 30 dias, o benefício é suspenso por três meses. Em seguida, caso não seja feita a regularização, a aposentadoria é cancelada.

Convocação

O INSS também está reconvocando 284.908 segurados que não fizeram o censo. São segurados que deveriam ter feito o recadastramento na rede bancária, entre dezembro do ano passado e janeiro deste ano, mas não atualizaram os dados cadastrais. Desde então, os pagamentos já estavam bloqueados. No Estado de São Paulo, estarão suspensos os pagamentos de 60.771 segurados do INSS.

A regularização do benefício pode ser feita no próprio banco onde o aposentado recebe o benefício. Basta apresentar os documentos necessário para o recadastramento: carteira de identidade e CPF. Se preferir, o aposentado também pode apresentar um comprovante de endereço. Caso o segurado não tenha carteira de identidade, ele pode apresentar a carteira de trabalho ou o passaporte.

Para reconvocar os aposentados, o INSS emitiu no mês passado cerca de 176 mil cartas. Outros 108 mil foram convocados por edital.

Desde o início do censo, em 2005, o INSS recadastrou 2,3 milhões entre novembro de 2005 e agosto de 2006, na primeira etapa de convocações dos segurados. Na segunda etapa, de maio de 2006 até agora, foram recadastradas 13,1 milhões de aposentadorias.

Ao todo, segundo o INSS, foram cancelados 42,7 mil benefícios. A economia até o momento foi de R$ 225 milhões.

SIGA-NOS NO Google News