Cassilândia, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

03/05/2010 11:28

Inscrições para XV Enapa terminam no dia 21 de maio

Marília Capellini, TJMS

Pela primeira vez, Mato Grosso do Sul sediará o maior encontro sobre adoção da América do Sul e os interessados em fazer parte deste mega evento devem se apressar: as inscrições para o Encontro Nacional de Apoio à Adoção (Enapa) terminam no dia 21. A 15ª edição do Enapa será realizada em Campo Grande nos dias 3, 4 e 5 de junho, no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo.

Até a última sexta-feira (30) era possível contabilizar inscrições de todo o Brasil. Profissionais que atuam na área de adoção em Goiás, no Paraná, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Roraima, São Paulo, Rondônia, Bahia, Rio de Janeiro e outros estados brasileiros já garantiram suas vagas.

O evento será direcionado a assistentes sociais, pedagogos, psicólogos, conselheiros tutelares, coordenadores de equipes de trabalho de abrigos, juízes, promotores, defensores públicos, pais e filhos adotivos, representantes de conselhos da área de adoção e simpatizantes da causa.

As inscrições podem ser feitas no www.enapa2010.com.br, portal do evento em que se pode encontrar a programação completa do Enapa, a lista dos palestrantes, fotos de Enapas anteriores e endereços de hotéis, para facilitar o contato de participantes de outras localidades.

Nesta edição haverá um diferencial: os participantes que trarão seus filhos não precisarão preocupar-se porque haverá o Enapinha: atividades específicas para crianças. Para estes participantes mirins, uma equipe de profissionais preparou atividades especiais como dinâmicas, atividades pedagógicas, cinema, atividades lúdicas, passeio a museu, contador de histórias, entre outras.

Palestrantes - A conferência de abertura será proferida por Sávio Renato Bittencourt Soares Silva (promotor de Justiça do RJ) sobre Direito à Convivência Familiar X Institucionalização Prolongada.

No dia 4, os trabalhos começam com o Des. Luiz Carlos de Barros Figueiredo, que abordará a Nova Lei da Adoção e os Cadastros Nacionais de Adoção e de Crianças em regime de acolhimento institucional e familiar. Em seguida aos debates, haverá o depoimento de um casal que adotou.

A próxima conferência será proferida por Tânia Mara Garib, secretária de Estado de Estado de Trabalho e Assistência Social em MS, com o tema O Poder Público e a Rede de Atendimento dos Serviços de Acolhimento para Crianças e Adolescentes. Depois da participação do público com perguntas, haverá apresentação cultural.

Para abordar O Papel dos Grupos de Apoio à Adoção e sua Relação com o Poder Judiciário estará a conferencista Maria Bárbara Toledo, advogada e presidente da Associação Nacional de Grupos de Apoio à Adoção (ANGAAD), e para falar sobre Pedagogia da Adoção: Criando e Educando Filhos Adotivos o conferencista Luiz Schettini (psicólogo no PE). Após os debates com perguntas do público, outra família que adotou dará um depoimento.

Para finalizar os trabalhos no dia 4, Suzana Sofia Moeller Schettini (psicóloga e diretora do Grupo de Estudo e Apoio à Adoção no Recife) falará sobre A Escola para um Novo Conceito de Família, seguido de debates e de relatos de experiências bem sucedidas dos grupos de apoio à adoção e de apadrinhamentos. Haverá também lançamento de livros sobre temas de Adoção.

Os trabalhos do dia 5 serão iniciados com homenagens aos “Amigos da Adoção”, antes da mesa redonda de debates Caldeirão de Polêmicas Antes da Adoção: Problemas da institucionalização e da preparação para a adoção, mediada pela juíza Katy Braun do Prado, titular da Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Campo Grande.

A seguir, virá a conferencista Maria Luiza de Assis Moura Ghirardi (psicanalista), com o tema Devolução de Crianças, os debates e mais um depoimento de família por adoção. Por fim, o Des. Joenildo de Sousa Chaves, presidente da Associação Brasileira dos Magistrados da Infância e da Juventude (Abraminj) e coordenador da Infância e Juventude de MS, mediará a mesa Caldeirão de Polêmicas: Problemas e Entraves na Adoção.

Ao término do evento, será realizada a eleição para a sede da próxima edição do encontro. A realização do Enapa é responsabilidade da Associação Brasileira dos Magistrados Brasileiros da Infância (Abraminj), do Grupo de Apoio à Adoção Manjedoura (GAAM), de Coxim, Grupo de Estudo e Apoio à Adoção Vida (GEEA-VIDA), de Campo Grande, com apoio do Tribunal de Justiça de MS e do Projeto Padrinho.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 18 de Dezembro de 2017
Domingo, 17 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Sábado, 16 de Dezembro de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)