Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inscrições para o Enem 2008 começam em maio

Amanda Cieglinski /ABr - 02 de abril de 2008 - 08:19

Brasília - As inscrições para a edição 2008 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começam em 5 de maio e vão até o dia 30 do mesmo mês. As provas serão aplicadas em 31 de agosto em cerca de 1,4 mil municípios. Foi o que adiantou em entrevista à Agência Brasil o diretor-geral do Enem, Dorivan Ferreira Gomes. A expectativa é que participem dessa edição pelo menos 3 milhões de estudantes.

Neste ano a avaliação completa 10 anos e o Ministério da Educação (MEC) comemora o crescimento da participação dos candidatos. A primeira edição, em 1998, contou com 157 mil inscritos. Em 2007, foram 3,5 milhões.

Para a coordenação do Enem, a principal razão do aumento de inscrições está na criação do Programa Universidade para Todos (ProUni), que utiliza a nota do Enem como critério de seleção para concessão de bolsas de estudo em instituições privadas de ensino superior. O benefício é exclusivo para alunos que cursaram todo o ensino médio na rede pública.

A prova é formada por uma parte objetiva, composta por 63 questões, além da redação, e é aplicada simultaneamente em todo o país, com a participação tanto dos alunos concluintes do ensino médio como de egressos.

“O Enem quer captar se as informações que foram passadas para o aluno da educação básica se transformaram em conhecimento. Ou seja, para que a escola não tenha só a preocupação de passar aquela informação que o aluno decora e depois da prova esquece, mas de contextualizá-la no dia-a-dia. Esse é o conhecimento que ele aplicará ao longo da vida”, aponta Gomes.

Uma das questões prioritárias para a coordenação do exame é ampliar os locais de aplicação de prova e diminuir o índice de abstenção.

“A gente está tentando sempre alocar a pessoa no lugar mais próximo [de onde ela mora] para atender melhor ao aluno, mas não é uma coisa simples”, afirma o diretor de avaliação da educação básica, Amaury Gremaud.

Neste ano, de acordo com o diretor-geral do Enem, as provas serão aplicadas em 1.414 municípios.


SIGA-NOS NO Google News