Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

29/05/2006 17:00

Inmet vai monitorar o tempo de hora em hora

Ivan Richard/ABr

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) vai ampliar nos próximos meses o sistema de monitoramento do tempo e do clima. Em quatro meses, devem ser instaladas 145 novas Estações Meteorológicas de Observação de Superfície Automática. Até 2007, 490 unidades desse tipo estarão em funcionamento.

Com isso, a transmissão de dados meteorológicos passará a ocorrer de hora em hora. Atualmente, o instituto possui 390 estações, das quais 320 operadas manualmente e 70 automatizadas. As estações operadas manualmente só permitem a transmissão de informações três vezes por dia, a cada oito horas.

"Com as estações automatizadas, a informação chega, o satélite transmite e diretamente está na Internet. Vamos ter uma cobertura muito maior, mais densa. O planejamento agrícola ganha muito porque você tem mais informação", explica o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Antônio Divino Moura.

Segundo ele, serão investidos cerca de R$ 50 milhões no processo de modernização. Com as estações automáticas, as intenções de plantio, por exemplo, poderão ser embasadas em informações precisas da possibilidade de chuva ou seca em um determinado período.

"Nas operações de curto prazo, o monitoramento é substancial para saber a umidade, chuva, vento. A seca que aconteceu em 2005 [e afetou principalmente os estados do Sul] poderia ser melhor monitorada com uma rede desse tipo", exemplifica Moura.

"O cidadão comum vai ganhar uma informação meteorológica muito mais precisa e vai ter muito mais segurança no seu trabalho. O sistema de alerta para desastres naturais estará mais bem implementado. É uma mudança completa na filosofia de cessão de dados da instituição."

Desde o dia 23 de março, a população pode ter acesso, de graça, a todas as informações climáticas apuradas pelo Inmet. Os interessados devem acessar a página do instituto na Internet: www.inmet.gov.br.

O Inmet é o instituto de meteorologia usado pelo Cassilândianews.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)