Cassilândia, Domingo, 27 de Maio de 2018

Últimas Notícias

06/06/2005 09:57

Inflação tem queda na última semana de maio, revela FGV

Cristina Índio do Brasil/ABr

O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) de 31 de maio ficou em 0,79%. O resultado, inferior 0,20 ponto percentual ao apurado na pesquisa anterior, é o menor desde a última semana de março deste ano, quando o índice ficou em 0,70%.

Na taxa divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre-FGV), todas as classes de despesas pesquisadas apresentaram desaceleração, se comparadas ao resultado de 23 de maio. As maiores quedas foram nos grupos Transportes, Saúde e Cuidados Pessoais e Alimentação.

O grupo Alimentação, que representa 28% do gasto familiar, foi o que mais contribuiu para a queda do IPC-S em 31 de maio. Somente nesse grupo a desaceleração ficou em 0,23 ponto percentual. O fim do efeito da estiagem e da entressafra de alguns produtos permitiu a queda da inflação no período, principalmente do arroz e do feijão, que passaram de 2,44% para 2,13%; nos pães e biscoitos de 1,27% para 1,09%; adoçantes, de 2,44% para 1,09% e Laticínios, de 1,92% para 1,47%.

O grupo Transportes apresentou desaceleração de 0,33 ponto percentual em comparação ao resultado de 23 de maio. A queda de 1,46% para 0,73% nas Tarifas de Ônibus Urbanos foi uma grande influência na desaceleração do grupo, como também no item Álcool Combustível que teve redução de - 2,36% para - 3,38%.

Das sete capitais pesquisadas, apenas Recife apresentou aceleração, ficando 0,05 ponto percentual acima do resultado anterior. Naquela capital, a taxa ficou em 1,59% e o grupo Habitação foi o que mais contribuiu para a elevação, com 39% da variação verificada no período.
A maior desaceleração foi registrada em Porto Alegre, com 0,54 ponto percentual, onde seis dos sete grupos apresentaram queda. A taxa de 31 de maio foi de 0,17%.

A apuração do IPC-S, divulgada hoje, foi feita entre os dias 1º de maio e 31 de maio de 2005, em comparação ao período de 1º de abril a 30 de abril deste ano. O próximo resultado do IPC-S com preços pesquisados até o dia 7 de junho será divulgado na sexta-feira (10) desta semana.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Domingo, 27 de Maio de 2018
Sábado, 26 de Maio de 2018
14:57
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)