Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Indivíduos que bebem muito têm mais problemas dentais

Notisa - 16 de abril de 2008 - 08:12

Através de um estudo longitudinal, Leif Jansson, do Departamento de Periodontologia de Kista-Skanstull, Suécia, investigou a associação entre o consumo de álcool e a saúde odontológica em 513 indivíduos de Estocolmo, Suécia. Segundo o artigo publicado na edição de maio do Journal of Clinical Periodontology, durante exames clínicos o autor registrou o número de dentes remanescentes, dentes restaurados, cáries e as condições periodontais (da gengiva) dos participantes. Já com exames radiográficos, ele verificou o nível de osso marginal e a perda óssea longitudinal das superfícies proximais dos dentes dos participantes.

Utilizando análises de regressão múltipla para correlacionar o consumo de álcool com as variáveis odontológicas, Jansson identificou que "o grupo de sujeitos com maior consumo de álcool (> 5cl de álcool puro por dia) teve mais superfícies cariadas, mais cálculos e mais dentes com lesões apicais quando comparados àqueles que reportaram consumo de álcool
Diante disto, o autor entende que fatores relacionados ao estilo de vida podem influenciar a saúde odontológica dos indivíduos. Segundo o artigo, a pesquisa foi conduzida durante os anos de 1970 e 1990.

Agência Notisa (science journalism – jornalismo científico)

SIGA-NOS NO Google News