Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

20/04/2004 14:00

Índios deixam Planalto com esperança

keite Camacho/ABr

Membros da comissão indígena recebidos hoje por Gilberto de Carvalho, chefe de gabinete da presidência da República, deixaram o Palácio do Planalto sem uma solução imediata mas com alguma esperança de ver suas reivindicações acatadas, com uma audiência marcada para o dia 10 de maio, com o presidente Lula. “Ficamos esperançosos de que essa audiência trará resultados, como a demarcação e homologação das terras indígenas, principalmente da reserva Raposa Serra do Sol”, disse Júlio Macuxi, da aldeia Maturuce, em Roraima. Até a data da audiência, os índios vão decidir o que fazer, mas cogitam a possibilidade de ficar acampados e mobilizados.

De acordo com o deputado Edson Duarte (PV-BA), a sinalização da presidência da República é que a decisão quanto a homologação deva sair logo para evitar demandas e debates políticos. Ele disse que os índios querem o fim dos conflitos. “Por falta de uma decisão política para a demarcação e homologação das terras indígenas, têm ocorrido conflitos entre brancos e índios e com mortos dos dois lados. O que os índios querem é acabar com os conflitos, resolvendo o problema da demarcação e homologação, principalmente, no caso da Raposa Serra do Sol, e do garimpo ilegal , no caso dos índios Cinta Larga”, disse.

Segundo o deputado, os Cinta Larga há muito tempo reivindicam uma posição do estado brasileiro para retirar os garimpeiros que extraíram ilegalmente diamantes das terras indígenas. “Então, chega num limite que eles resolvem agir por conta própria”, disse. Um grupo de trabalho da Câmara dos Deputados encaminhará informações sobre a questão ao presidente da República. Há 16 áreas mapeadas de conflito espalhadas por todo o país.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)