Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

13/05/2010 08:47

Índios da Argentina iniciam marcha para pedir reconhecimento

Agência Brasil

Representantes de cinco nações indígenas da Argentina iniciaram na madrugada de hoje (13) uma marcha em direção a Buenos Aires, aonde devem chegar no próximo dia 20. Eles participarão, no dia 25, das comemorações pelo bicentenário da Independência do país. Convidados pelo governo de Cristina Kirchner, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e os outros chefes de Estado dos países sul-americanos deverão participar das cerimônias que lembrarão o início do movimento revolucionário de 1810, ano decisivo para o fim do domínio espanhol sobre a Argentina.

A marcha indígena começou, simultaneamente, em três pontos distintos do país vizinho: La Quiaca, na fronteira com a Bolívia; Posadas, limítrofe com o Brasil e o Paraguai, e Neuquén, perto da Cordilheira dos Antes e do Chile. O objetivo politico da marcha é pressionar o governo argentino a reconhecer os indígenas como integrantes de um Estado plurinacional onde vivem mais de 30 nações nativas.

Documento divulgado pelos chefes dos grupos indígenas destaca que o bicentenário da Argentina "deve ser oportunidade histórica para a inclusão de uma enorme riqueza cultural”.

“Apesar de cinco séculos de repressão religiosa, mantemos o vínculo com nossos mundos, que incluem normas de justiça e convivência que nos permitem manter um sistema comunitário de vida em muitos territórios onde o Estado não está presente. A diversidade cultural das nações indígenas foi menosprezada ao longo dos 200 anos de vida republicana da Argentina, permanecendo oculta como um elemento de vergonha", acrescenta o texto.

De acordo com informações da Agência Boliviana de Informação (ABI), os indígenas argentinos querem uma série de reparações consideradas históricas. Uma delas é a devolução de terras em mãos do Estado, para "amenizar a necessidade imperiosa de espaço físico requerido pelo nosso desenvolvimento econômico e cultural".

Edição: Juliana Andrade

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)