Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Índios brasileiros apresentam carência de vitamina A

Renato Aguiar/A Voz do Brasil - 06 de janeiro de 2007 - 15:56

Brasília - A Fundação Nacional de Saúde (Funasa) identificou carência de vitamina A nas crianças de até 5 anos de idade e mulheres em fase de amamentação nas aldeias indígenas brasileiras. A falta da vitamina provoca doenças respiratórias e diarréia, que podem levar à morte.

Desde 2005, a Funasa implementa trabalhos na área de suplementação de vitamina A para essa população. Em 2006, 104 mil índios brasileiros foram atendidos pelo Programa Nacional de Saúde Suplementar de Vitamina A. A expectativa é que, neste ano, o número seja ampliado para 125 mil indígenas.

De acordo com o presidente da Funasa, Paulo Lustosa, a suplementação de vitamina A reduziu nas aldeias a taxa de mortalidade infantil em 23% e em 40% a de mortalidade materna. “A suplementação de vitamina A reduz também a gravidade das infecções, como infecção respiratória aguda e diarréia e mantêm a saúde da visão. É fundamental para o crescimento saudável das crianças”, ressaltou.

O presidente disse que os investimentos na área de saúde indígena serão ampliados em 2007. “Nós investimos mais de R$ 400 milhões em 2006 e pretendemos investir mais de R$ 600 milhões em 2007. Não fazemos ações isoladas de suplementação de vitamina A e sulfato ferroso, também aproveitamos e fazemos uma série de outras ações de maneira integrada”, completou.

A Funasa acompanha a alimentação e nutrição de índios em 3,2 mil aldeias. A fundação também está capacitando profissionais de saúde que prestam serviços nas aldeias para facilitar a identificação de problemas na alimentação dos indígenas.


SIGA-NOS NO Google News