Cassilândia, Segunda-feira, 01 de Junho de 2020

Últimas Notícias

12/05/2020 16:30

Incidência de covid-19 em Guia Lopes supera taxas de São Paulo, Rio e Manaus

Município do interior do Estado fica à frente também de Recife, Belém, Macapá e Vitória

Campo Grande News
Incidência de covid-19 em Guia Lopes supera taxas de São Paulo, Rio e Manaus

Com a adição de mais cinco casos confirmados nesta terça-feira (12), Guia Lopes da Laguna chegou ao total de 39 ocorrências em apenas uma semana, número que configura taxa de incidência de 394,1 casos a cada 100 mil habitantes. O índice supera o de grandes centros urbanos, como São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Manaus (AM), onde a doença já fez milhares de vítimas.

O novo coronavírus chegou a Guia Lopes, distante 230 quilômetros de Campo Grande, após contato de trabalhadores do frigorífico Brasil Global com caminhoneiro contaminado da Capital. A planta precisou suspender suas atividades por 15 dias.

Nesta manhã, o prefeito Jair Scapini (PSDB) adiantou que mais sete exames aguardam resultados. Em Jardim, município vizinho, a SES (Secretaria de Estado de Saúde) já confirma 12 casos e aguarda os testes de mais 13 notificações suspeitas.

A doença ainda não fez vítimas na região. Conforme a SES, todas as 39 pessoas contaminadas em Guia Lopes da Laguna estão em isolamento domiciliar.

A situação é oposta em grandes capitais com taxa de incidência inferior a do município na região sudoeste do Estado, como São Paulo, onde já foram registrados 28 mil casos e 2.305 mortes. O índice na capital paulista é de 229,2 casos por 100 mil habitantes.

No Rio de Janeiro (RJ), que soma 10,6 mil ocorrências de novo coronavírus e 1.172 óbitos, a taxa de incidência é de 158/100 mil pessoas.

Em Manaus (AM) e Belém (PA), capitais da região Norte do País onde o sistema público de Saúde colapsou, as taxas são de 332,7 e 258,6, respectivamente. A capital do Amazonas chegou a 691 mortes, ao passo que a do Pará perdeu 427 pessoas. 

Guia Lopes da Laguna ainda fica à frente de capitais como Macapá (AP), com 1.832 casos e taxa de incidência de 363,9 por 100 mil habitantes; Vitória (ES), com 902 casos e índice de 249,1/100 mil; e Recife (PE), com 3.711 ocorrências confirmadas e 225,4/100 mil.

Os dados foram levantados pela reportagem com secretarias municipais e estaduais de Saúde.

Estruturação - Durante transmissão ao vivo na manhã desta terça (12), o titular da SES, Geraldo Resende, confirmou o encaminhamento de equipamentos necessários para montagem imediata de cinco leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região. As unidades são indispensáveis para tratar casos graves da doença.

Conforme Resende, o município alvo destes leitos ainda será definido por secretários municipais de Saúde e prefeitos do lado sudoeste do Estado. Nem Guia Lopes, nem Jardim têm leitos de UTI instalados. Hoje, casos de alta complexidade são encaminhados para Campo Grande.

O secretário estadual assegurou repasses financeiros para custear o funcionamento destes leitos. Intensivistas e enfermeiros devem ser contratados pelo município responsável por comportar as novas unidades.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 01 de Junho de 2020
06:50
É bom relembrar
06:45
Alcides Silva
Domingo, 31 de Maio de 2020
09:52
Cassilândia
08:52
Cassilândia/Lagoa Santa/São João do Aporé
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)