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12/02/2016 09:00

Inchaço na gravidez (edema)

BabyCenter Brasil

Por que meus tornozelos e meus pés estão inchando?

O nome técnico desse inchaço você está tendo é edema. Ele acontece porque na gravidez seu organismo retém mais líquido.

Conforme o bebê vai crescendo na sua barriga, o útero pressiona as veias da região pélvica, em especial a veia cava -- uma grande veia na parte direita do seu corpo, que recebe o sangue que vem das suas pernas.

Essa pressão faz com que a circulação do sangue aconteça mais devagar e o sangue se acumule.

A pressão do sangue preso faz com que água desça para os tecidos dos pés e tornozelos, através de vasinhos minúsculos chamados capilares. Essa água é líquido que normalmente seria absorvido pelo corpo. Na gravidez, o acúmulo de líquido contribui para o inchaço.

O inchaço nos pés e tornozelos costuma ir piorando ao longo do dia. De manhã, como você passou a noite na horizontal, ainda não há muito acúmulo de líquido nos pés.

No fim do dia, se você pressionar a pele do tornozelo, é possível que ela não volte rápido para o lugar, formando um "buraco". É a marca registrada do inchaço.

No final da gravidez, o inchaço também afeta as mãos. Por isso vale a pena aposentar os anéis por algum tempo.

O calor favorece o inchaço. Normalmente quem tem bebê no final do verão acaba ficando mais inchada que quem chega ao final da gravidez no inverno.

O edema é uma coisa bem normal e comum entre as grávidas.

Porém, se você inchar de repente, de um dia para o outro ou de uma hora para outra, principalmente no rosto, nas mãos e nos pés, fale com seu médico, porque isso pode ser um sinal de pré-eclâmpsia, um problema grave.

O que posso fazer para minimizar o inchaço?

Veja algumas dicas:
Sente-se com os pés elevados sempre que possível. Em casa, coloque os pés em cima do sofá ou use um banquinho. Quando estiver no trabalho, se não houver um banquinho disponível, empilhe revistas ou livros embaixo da sua mesa. Ao tirar uma soneca, procure se deitar sobre seu lado esquerdo.

Tente não se manter de pé por longos períodos.

Se se sentir bem com ela, coloque uma meia-calça com alguma compressão antes mesmo de sair da cama de manhã para prevenir que o sangue se acumule ao redor dos tornozelos.

Pratique exercícios regularmente, especialmente caminhadas, natação, hidroginástica ou bicicleta ergométrica.

Coma bem e evite alimentos com alta concentração de sódio, como os salgadinhos de pacote, frituras, comidas congeladas industrializadas e sopas prontas, azeitonas e embutidos. Também evite o excesso de açúcar.

Em viagens longas, procure fazer pequenas caminhadas para não ficar muito tempo sentada na mesma posição.

Se tiver condições, uma massagem de drenagem linfática uma vez por semana ajuda a aliviar o inchaço.

O inchaço também pode fazer você ter dor e dormência nas mãos bem debilitantes.

Quando inchados, os pés ficam doloridos, por isso tente não planejar atividades que deixem você muito tempo em pé no fim do dia.

No finalzinho da gravidez, você provavelmente vai ter de comprar um par de sapatos novos ou pedir emprestado algum que caiba.

Leve esse sapato maior para a maternidade, porque, antes de ir embora de vez, o inchaço pode até piorar depois que o bebê nasce, e perdurar por cerca de dez dias.

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