Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Incentivo à Educação: inscrições até agosto

Agência Popular - 04 de julho de 2004 - 17:22

O Ministério da Educação (MEC), em parceria com a fundação Bunge, lançou o prêmio Incentivo à Educação Fundamental 2004. Os 20 melhores trabalhos do País serão divulgados, premiados com troféu, diploma, viagens a Brasília e R$ 5 mil.

A finalidade do concurso é valorizar e reconhecer o mérito de professores das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública, que desenvolvem experiências pedagógicas relevantes, nas escolas rurais ou urbanas, incluindo-se as modalidades de educação de jovens e adultos, especial e indígena.

As inscrições começaram em maio e terminam em 5 de agosto. Os interessados devem se inscrever na Secretaria de Estado de Educação (SED) – pessoalmente ou via sedex aos cuidados da Coordenadoria de Educação Básica e de Educação Profissional (com Aline Cerutti ou Lourimar Brandão).

A meta dos realizadores do concurso é de contribuir para a melhoria da qualidade do ensino público, incentivando e valorizando espaços para ações que envolvam alunos, pais, professores e comunidade, de maneira a fazer da escola um bem comum.

“Este prêmio é uma forma de valorizar o trabalho do professor. Nenhum profissional elabora os projetos para ganhar prêmios e sim para fazer a diferença na escola onde ele atua. Ele faz porque gosta, porque tem a iniciativa de fazer algo mais pelos alunos”, assegura a coordenadora estadual do Prêmio, Aline Cerutti.


Apresentação - O trabalho deverá conter o relato de uma experiência inédita com os alunos das séries iniciais do ensino fundamental da rede pública de ensino – que aconteceu ano passado ou que está sendo desenvolvida este ano.

“É importante ressaltar que os trabalhos das escolas devem ser inéditos e endereçados à secretaria. Será formada uma comissão estadual para selecionar os três trabalhos que irão concorrer nacionalmente. Os trabalhos que concorreram ano passado não poderão participar”, afirma Aline.

A avaliação estadual dos trabalhos será de 18 a 20 de agosto, por representantes da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul), da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul), da Undime (União dos Dirigentes Municipais de Educação) e da Secretaria de Estado de Educação.

Ano passado, Mato Grosso do Sul concorreu nacionalmente ao prêmio com os seguintes trabalhos: “O respeito à vida também se aprende na escola”, de Suzi Gleide Lewandowski de Aquino – Escola Estadual Juracy Alves Cardoso, em Naviraí; “Preservando a água, garantindo a vida”, de Cleide Maria Ferreira Pereira – Escola Municipal João Luiz Pereira, em Aparecida do Taboado; e “Eleição – um exercício de cidadania”, de Maria Helena Santana Reis, da Escola Municipal Professor Virgílio Alves de Campos, em Campo Grande.

Outras informações poderão ser obtidas através do www.mec.gov.br. Na Secretaria de Estado de Educação, o telefone para quaisquer dúvidas é (67) 318-2313, com a coordenadora estadual do concurso, Aline Cerutti.

Karla Tatiane - SED

SIGA-NOS NO Google News