Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Inadimplência de empresas cresce 12,3% no semestre

26 de julho de 2006 - 13:59

A inadimplência entre empresas aumentou em média 12,3% no primeiro semestre deste ano na comparação com o mesmo período do ano passado, segundo levantamento feito pela Serasa.

O avanço ocorreu apesar da queda de 10,4% na inadimplência no mês passado em relação a maio, mês em que houve aumento de 16,6% ante abril. Sobre junho de 2005, entretanto, o indicador apontou alta de 1,9%.

Nos primeiros seis meses deste ano, a Serasa constatou aumento de 4,7% no valor médio das dívidas com cheques sem fundos e expansão de 9% no valor médio dos débitos com os bancos. O valor dos títulos protestados, no entanto, na média, caíram 2,5% em relação ao primeiro semestre de 2005.

Considerando somente o mês de junho, os títulos protestados registraram a maior representatividade na inadimplência das empresas, com participação de 40,4%. Porém, essa participação vem caindo a cada ano. Em junho de 2005, os títulos protestados tinham peso de 40,8% na inadimplência das pessoas jurídicas.

Os cheques aparecem em segundo lugar na representatividade da inadimplência em junho, com participação de 40%, contra 39,2% no mesmo mês do ano passado.

Na avaliação dos técnicos da Serasa, a redução da inadimplência de pessoas jurídicas, em junho, é resultado do menor número de dias úteis em relação a maio.

Por outro lado, o expressivo crescimento do indicador na comparação entre o primeiro semestre deste ano e igual período de 2005 resultou do aumento do crédito, do alto custo financeiro e da valorização do real.

"O comportamento do câmbio reduziu a rentabilidade das empresas exportadoras em relação ao ano passado, dificultando o cumprimento do fluxo de caixa", divulgou.



Folhaonline

SIGA-NOS NO Google News