Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sábado, 27 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Imunizante contra gripe aviária está chegando

Agência do Rádio - 15 de março de 2006 - 07:51

O Brasil tem condições de produzir uma vacina contra a gripe aviária daqui a quatro ou seis meses. A informação é do ministro da Ciência e Tecnologia, Sérgio Rezende. A vacina está sendo desenvolvida pelo Instituto Butantan, centro de pesquisa subordinado ao Ministério da Saúde, responsável pela produção de mais de 80% do total de soros e vacinas consumidas no País.

Segundo o ministro, o Instituto depende apenas da compra de equipamentos, alguns importados, para a finalização desse trabalho. Os recursos viriam dos Ministérios da Saúde e da Ciência e Tecnologia, com investimentos de R$ 3 milhões de cada parte.

Sérgio Rezende admite que todas as informações levam a uma previsão de que a doença poderá chegar ao Brasil em até dois anos. "Os especialistas dizem que é inevitável que ela chegue ao Brasil. Pode chegar daqui a seis meses, como em dois anos. Tudo depende da evolução dela em outros países".

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, 17 países já foram afetados pela gripe aviária, mas nenhum deles na América do Sul. Desde 2003, cerca de 100 pessoas já morreram em todo o mundo, vítimas da doença provocada pelo vírus H5N1

SIGA-NOS NO Google News