Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

III Encontro de Cancerologia do Interior Paulista começa dia 14

Redação - 12 de março de 2019 - 09:08

O médico oncologista cassilandense, Dr. Gustavo Colagiovanni Girotto, é um dos coordenadores do evento.
O médico oncologista cassilandense, Dr. Gustavo Colagiovanni Girotto, é um dos coordenadores do evento.

O fato de se localizar no interior do Brasil, a 450 quilômetros da metrópole mais próxima, não impediu que o Centro Integrado de Pesquisa (CIP) do Hospital de Base de São José do Rio Preto (HB) se tornasse uma das cinco maiores e mais respeitadas instituições desta área na América Latina. Ele destina-se ao estudo, com a participação de pacientes voluntários, para o desenvolvimento de novos medicamentos, resultando em mudanças em protocolos de medicações que alcançam o mundo todo.

Na comunidade científica brasileira, o CIP é considerado modelo não só na condução, produtividade e resultados de pesquisa, mas também de gestão, tanto que, com apenas oito anos de existência, vem recebendo visita de pesquisadores e gestores das maiores instituições acadêmicas do Brasil.

O interesse neste modelo de gestão e de fazer pesquisa é tamanho que resultará na apresentação de uma palestra no III ECIP - Encontro de Cancerologia do Interior Paulista, a ser realizado, de 14 a 16 de março, na Famerp – Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, escola ligada ao Hospital de Base.

A palestra será ministrada pelo médico Gustavo Colagiovani Girotto, investigador chefe da área de oncologia do CIP e um dos coordenadores do III ECIP. “Demonstração do respeito e prestígio que conquistamos nestes oito anos, somente em 2018, nosso centro de pesquisas recebeu mais de 80 convites para participar de estudos multicêntricos mundiais”, revela Girotto.

Os números do CIP do Hospital de Base justificam estar entre os cinco principais da América Latina. Atualmente, seus 75 investigadores conduzem 187 pesquisas em 15 especialidades médicas diferentes.

Foi extraordinário o impacto do CIP na produção científica do complexo hospitalar da Funfarme – Fundação Faculdade Regional de Medicina de Rio Preto, que reúne, além do Hospital de Base, o Hospital da Criança e Maternidade (HCM), o Hemocentro de Rio Preto, o Instituto do Câncer (ICA), a Unidade do Instituto de Reabilitação Lucy Montoro e o Ambulatório Geral de Especialidades.

Se em 2011, ano da inauguração do CIP, 76 estudos, hoje são 187, aumento de 146%. A adesão de profissionais à pesquisa foi ainda mais impressionante. Saltaram de 13 para 75 investigadores.

Especialidades médicas envolvidas nos estudos: 

Cardiologia
Dermatologia
Endocrinologia
Gastroenterologia
Hematologia
Infectologia
Nefrologia
Neurologia
Oncologia
Proctologia
Psiquiatria
Reumatologia
Terapia Intensiva
Vascular

Esta profícua produção científica é possível porque o CIP do HB oferece, em seus 500 metros quadrados, infraestrutura, suporte técnico, logístico e operacional. “Importante destacar que recebemos apoio incondicional da Funfarme e de suas Diretorias, para as quais a pesquisa científica é o tripé de sustentação da fundação, junto com a assistência e a educação”, diz a médica cardiologista Lilia Nigro Maia, diretora do CIP.

Sua estrutura física foi planejada de acordo com as exigências dos órgãos regulatórios nacionais e internacionais e conta com equipamentos modernos e equipe multiprofissional experiente e altamente capacitada para a condução de estudos clínicos.

Paralelamente, o CIP fornece apoio técnico e científico para as pesquisas acadêmicas (básicas e aplicadas) desenvolvidas na Instituição.

Para fazer sua inscrição, clique aqui.

SIGA-NOS NO Google News