Cassilândia, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/01/2005 07:36

Idosos precisam de mais autonomia

Agência Notisa

Pesquisa mostra que, em bairro periférico de São Carlos, maior parte dessa população depende de alguém da família para exercer certos tipos de atividade. Quase a totalidade necessitou dos serviços de saúde nos últimos seis meses.

A população idosa brasileira vem aumentando e, com ela, a probabilidade de sobrevivência a partir dos sessenta anos de idade. No entanto, esse aumento da expectativa de vida depende, em grande parte, da possibilidade de acesso a condições dignas de vida e de renda, fator determinante da qualidade com que se vai envelhecer. Nesse sentido, pesquisadores da Universidade de São Paulo resolveram traçar o perfil da condição de vida e de saúde da população idosa de baixa renda de um bairro periférico do município de São Carlos (SP).

Participaram do estudo 523 idosos, sendo a maioria analfabeta e da faixa etária que vai dos 60 aos 69 anos. De acordo com artigo publicado na edição de novembro/dezembro de 2004 dos Cadernos de Saúde Pública, 82,8% não exerciam atividade remuneradas. Além disso, cerca de 50,0% das mulheres relataram ter um companheiro, enquanto, entre os homens, 75,4% conviviam com uma companheira. Pouco mais da metade dos idosos informou viver com os filhos ou netos.

Os pesquisadores constataram também que cerca de 83% não praticavam atividades físicas. Entre as doenças referidas, as de mais alta prevalência nos participantes foram: a hipertensão arterial, os problemas de coluna e os problemas de má circulação. Quanto à capacidade funcional ou autonomia para as atividades da vida diária, 23,6% dos participantes relataram completa independência, enquanto 13,7% referiram dependência parcial ou total para mais de sete atividades. Grande parte contava com o apoio domiciliar dos filhos e de seus cônjuges.

O estudo revelou ainda que 22,4% dos idosos precisaram passar por algum tipo de internação nos últimos dois anos e 87,0% procuraram algum serviço de saúde nos últimos seis meses. Outro dado importante é o de que cerca de 70% deles utilizavam regularmente algum tipo de medicamento.

Segundo a equipe, torna-se necessário estimular a manutenção da autonomia total do idoso pelo maior tempo possível: “neste sentido, a atenção básica, considerada a porta de entrada para os serviços de saúde, deve ser reorganizada para atender às necessidades desta população idosa que deverá contar, entre outros fatores, com a presença de profissionais devidamente treinados”. Os pesquisadores ressaltam também a importância do apoio familiar. “Levando em consideração que o ambiente familiar constitui-se na principal fonte de apoio ao idoso, há que se estimular o fortalecimento das relações familiares com o propósito de se minimizarem as dificuldades e angústias vivenciadas por ambos, idosos e familiares”, afirmam no artigo.

Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 12 de Dezembro de 2017
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Domingo, 10 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)