Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Identificados fungos que prejudicam produção de uva

Agência Notisa - 13 de outubro de 2004 - 09:36

Há alguns anos os efeitos do vinho para a saúde começaram a ser amplamente estudados. E não são poucos os pesquisadores que defendem a tese de que o consumo moderado da bebida ajuda a combater o entupimento das artérias e, portanto, faz bem ao coração. Essa tese, se for verdadeira, pode fortalecer a economia do Rio Grande do Sul – estado que responde por mais de 95% da produção nacional de vinhos. No entanto, os produtores gaúchos têm enfrentado problemas no cultivo das uvas.

“O número de casos de declínio e morte de videiras têm aumentado de forma acentuada nos últimos anos, causando grande redução de produtividade e de qualidade da uva”, dizem Lucas Garrido e sua equipe, da Embrapa Uva e Vinho, em artigo publicado na revista Fitopatologia Brasileira, na edição de maio-junho de 2004. “Diversas são as causas que podem levar a videira à morte. Tanto as pragas como as doenças quando não controladas adequadamente ocasionam a debilitação progressiva da planta”, explicam.

Diante desse quadro, o grupo coordenado por Garrido decidiu isolar e identificar fungos responsáveis pelo declínio e morte de videiras na Serra Gaúcha, região que engloba cidades como Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Garibaldi. Amostras de tronco, ramos, folhas e raízes de mais de 100 plantas foram coletadas e, em seguida, analisadas no Laboratório de Fitopatologia da Embrapa Uva e Vinho.

Os resultados obtidos revelam que, entre as videiras debilitadas, havia mais plantas de tipo americano do que de tipo europeu. No Brasil, as uvas de cultivares americanas são usadas no preparo de vinhos de mesa, enquanto os vinhos finos são fabricados com uvas de cultivares européias.

Os fungos Cylindrocarpon sp. e Verticillium sp. foram os mais freqüentemente encontrados por Garrido e sua equipe nas videiras de cultivares americanas. “A primeira espécie tem sido relatada em países da Europa, Estados Unidos e no Chile como agente causal do ‘pé-preto’ da videira, enquanto Verticillium sp. é causador de murchas vasculares em diversas plantas hospedeiras”, afirmam os pesquisadores no artigo. Eles comentam também que a ocorrência de fungos que afetam raízes não foi muito diferente da de fungos que infectam a parte área das plantas.


Agência Notisa (jornalismo científico - science journalism)

SIGA-NOS NO Google News