Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

IBGE lança página que dá acesso a imagem de satélite

Marta Ferreira - Campo Grande News - 22 de outubro de 2007 - 15:21

A patir de hoje, orgãos do governo federal, instituições de pesquisa e usuários sem fins comerciais podem ter acesso às imagens de satélite de alta resolução para fins de monitoramento de desastres ambientais, levantamento de recursos naturais e elaboração de cartas e mapas. O recurso está disponível no portal Alos (Advanced Land Observing Satellite) lançado pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na abertura dos trabalhos do Congresso Nacional de Cartografia, no Rio de Janeiro.

A criação do Alos estava previsto em acordo de cooperação científica firmado em 25 de outubro de 2006 entre o IBGE e a Agência Espacial Japonesa (Jaxa). O acordo criou o Alos e montou uma rede mundial de distribuição de dados com base em diversos países. De acordo com o diretor do Departamento de Geociências do IBGE, Luís Paulo Souto Fortes, a entrada em operação do satélite no Brasil "vai subsidiar o IBGE na melhora do conhecimento do território, através da produção de cartas e mapas atualizadas de todo o território nacional".

Amazônia - Fortes destacou a aplicação do recurso na área de meio ambiente, por meio da obtenção de imagens de alta resolução, com o uso de um sensor multi-espectral. Segundo ele, a grande contribuição é na região amazônica. "O problema histórico que existe no mapeamento da Amazônia é uma permanente cobertura de nuvens, o que impossibilita a fotografia aérea do território e a captação por sensores orbitais, ou seja, a partir de satélites usando sensores óticos. Na medida em que a gente utiliza um sensor de radar, o sinal penetra nas nuvens e é possível obter uma imagem excelente do território", afirmou.

O acesso ao site é gratuito, mas a aquisição das imagens tem um custo associado equivalente a aproximadamente US$ 125 por imagem captada pelo satélite. O endereço eletrônico do portal Alos é http://www.ibge.gov.br/alos

SIGA-NOS NO Google News