Cassilândia, Terça-feira, 17 de Janeiro de 2017

Últimas Notícias

22/09/2006 14:25

Iagro libera trânsito de animais em municípios de risco

Campo Grande News

Onze meses após confirmação dos primeiros focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicou nesta sexta-feira portaria em que libera o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa que destão destinados à cria, recria e engorda em outros municípios do Estado.

A saída, segundo a portaria, terá controle rigoroso. A autorização é sustentada pela necessidade de se restabelecer a atividade econômica na região.

Para socorrer os produtores locais, a Iagro também baixou medida possibilitando que ao invés de pagarem multas por infrações sanitárias eles cumpram medida administrativa, assistindo palestras educativas.

Conforme a portaria assinada ontem pelo secretário de Produção e diretor-presidente da Iagro, João Cavalléro, os proprietários que pretendem movimentar o gado terão de pedir autorização prévia à Iagro, que irá fazer uma análise de risco, submeter os animais à inspeção clínica.

Os exames sorológicos estão dispensados. Veículos transportadores de animais terão de estar previamente higienizados e desinfetados, além de a carga ter de estar lacrada. É proibido o uso de palha de arroz, maravalha ou qualquer resíduo orgânico no piso das carrocerias transportadoras.

Animais encontrados fora da rota previamente autorizada e determinada pela Iagro poderão ser sacrificados sem que o produtor receba indenização. Além disso, ele pode ser multado. O lacre da carga só será feito na Iagro do município de destino dos animais.

Em outubro foram confirmados casos de febre aftosa nos três municípios e desde então se arrasta uma longa agonia na economia das cidades, onde ocorreram demissões em massa, enfraquecimento do comércio e da arrecadação.

O último foco ocorreu em abril, em Japorã. As exportações de carnes bovinas de Mato Grosso do Sul despencaram em quase 90% este ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Terça, 17 de Janeiro de 2017
Segunda, 16 de Janeiro de 2017
10:04
Coluna da juíza Luciane Buriasco Isquerdo
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Domingo, 15 de Janeiro de 2017
12:53
Cassilândia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)