Cassilândia, Sexta-feira, 09 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

22/09/2006 14:25

Iagro libera trânsito de animais em municípios de risco

Campo Grande News

Onze meses após confirmação dos primeiros focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicou nesta sexta-feira portaria em que libera o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa que destão destinados à cria, recria e engorda em outros municípios do Estado.

A saída, segundo a portaria, terá controle rigoroso. A autorização é sustentada pela necessidade de se restabelecer a atividade econômica na região.

Para socorrer os produtores locais, a Iagro também baixou medida possibilitando que ao invés de pagarem multas por infrações sanitárias eles cumpram medida administrativa, assistindo palestras educativas.

Conforme a portaria assinada ontem pelo secretário de Produção e diretor-presidente da Iagro, João Cavalléro, os proprietários que pretendem movimentar o gado terão de pedir autorização prévia à Iagro, que irá fazer uma análise de risco, submeter os animais à inspeção clínica.

Os exames sorológicos estão dispensados. Veículos transportadores de animais terão de estar previamente higienizados e desinfetados, além de a carga ter de estar lacrada. É proibido o uso de palha de arroz, maravalha ou qualquer resíduo orgânico no piso das carrocerias transportadoras.

Animais encontrados fora da rota previamente autorizada e determinada pela Iagro poderão ser sacrificados sem que o produtor receba indenização. Além disso, ele pode ser multado. O lacre da carga só será feito na Iagro do município de destino dos animais.

Em outubro foram confirmados casos de febre aftosa nos três municípios e desde então se arrasta uma longa agonia na economia das cidades, onde ocorreram demissões em massa, enfraquecimento do comércio e da arrecadação.

O último foco ocorreu em abril, em Japorã. As exportações de carnes bovinas de Mato Grosso do Sul despencaram em quase 90% este ano.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Quinta, 08 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Quarta, 07 de Dezembro de 2016
20:20
Loteria
10:00
Receita do dia
09:00
Maternidade
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)