Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Iagro libera trânsito de animais em municípios de risco

Campo Grande News - 22 de setembro de 2006 - 14:25

Onze meses após confirmação dos primeiros focos de febre aftosa em Eldorado, Mundo Novo e Japorã, a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) publicou nesta sexta-feira portaria em que libera o trânsito de animais suscetíveis à febre aftosa que destão destinados à cria, recria e engorda em outros municípios do Estado.

A saída, segundo a portaria, terá controle rigoroso. A autorização é sustentada pela necessidade de se restabelecer a atividade econômica na região.

Para socorrer os produtores locais, a Iagro também baixou medida possibilitando que ao invés de pagarem multas por infrações sanitárias eles cumpram medida administrativa, assistindo palestras educativas.

Conforme a portaria assinada ontem pelo secretário de Produção e diretor-presidente da Iagro, João Cavalléro, os proprietários que pretendem movimentar o gado terão de pedir autorização prévia à Iagro, que irá fazer uma análise de risco, submeter os animais à inspeção clínica.

Os exames sorológicos estão dispensados. Veículos transportadores de animais terão de estar previamente higienizados e desinfetados, além de a carga ter de estar lacrada. É proibido o uso de palha de arroz, maravalha ou qualquer resíduo orgânico no piso das carrocerias transportadoras.

Animais encontrados fora da rota previamente autorizada e determinada pela Iagro poderão ser sacrificados sem que o produtor receba indenização. Além disso, ele pode ser multado. O lacre da carga só será feito na Iagro do município de destino dos animais.

Em outubro foram confirmados casos de febre aftosa nos três municípios e desde então se arrasta uma longa agonia na economia das cidades, onde ocorreram demissões em massa, enfraquecimento do comércio e da arrecadação.

O último foco ocorreu em abril, em Japorã. As exportações de carnes bovinas de Mato Grosso do Sul despencaram em quase 90% este ano.

SIGA-NOS NO Google News