Cassilândia, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

05/09/2007 14:49

Iagro auxilia produtor sobre cadastro de soja via 0800

A Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) está auxiliando, através do telefone 0800 647 2788 (das 7 às 11 horas e das 13 às 17 horas), os produtores rurais que tenham dúvidas ao fazer o cadastramento da área de plantio de soja, referente à safra 2007/2008, no site da agência (www.iagro.ms.gov.br).

O link para o cadastro, disponibilizado desde sábado (1º), leva em consideração as medidas exigidas pela lei nº 3.333 - publicada no dia 22 de dezembro de 2006 no Diário Oficial – que visa à prevenção, controle e erradicação da ferrugem asiática da soja no Estado. Quem não fizer o cadastramento - no qual devem ser informados o número da inscrição estadual do sojicultor e o CPF ou CNPJ dele - será autuado pela Iagro.

De acordo com a Gerência de Defesa Sanitária Vegetal, o produtor também deverá cadastrar no site – através de qualquer computador - os focos de ferrugem asiática existentes nas plantações durante a próxima safra, assim como especifica a lei.

Segundo a legislação, o produtor rural deve fazer o cadastramento 30 dias antes do plantio, que estará liberado a partir de 1º de outubro, já que o vazio sanitário da soja, iniciado em 1º de julho, deve ser cumprido até o dia 30 de setembro, também sob pena de autuação por parte da agência.

Vazio Sanitário

O vazio sanitário é o período de ausência total de plantas vivas de soja, excluindo-se as áreas de pesquisa científica e de produção de semente genética, devidamente monitorada e controlada. A medida é uma proteção contra a ferrugem asiática, doença causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi Sydow, que provocou um prejuízo de R$ 2 bilhões de dólares à sojicultura brasileira na safra 2005/2006.

Durante o período do vazio, todas as plantas de soja existentes na propriedade devem ser erradicadas por meio de produtos químicos ou equipamentos. O vazio sanitário vai reduzir o impacto negativo causado pela doença. O produtor terá menos gastos com defensivos agrícolas e mais chance de total aproveitamento da safra.



Msnoticias

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Sexta, 15 de Dezembro de 2017
Quinta, 14 de Dezembro de 2017
21:14
Loteria
10:00
Receita do dia
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)