Cassilândia, Domingo, 11 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

03/11/2004 08:40

Horário de verão pode causar distúrbios, diz Nonato

Lilian de Macedo/ABr

Brasília - O médico neurologista e especialista em medicina do sono, Raimundo Nonato, garante que o horário de verão pode causar distúrbios na memória, no sono, além de problemas emocionais. "Quando existe uma mudança abrupta no fuso horário, dentro do nosso cérebro, esse relógio não tem o tempo suficiente para se colocar novamente no passo. Isso pode perturbar algumas funções", explicou o neurologista em entrevista à Rádio Nacional AM.

De acordo com ele, o organismo humano é regulado por um ciclo chamado ritmo cercadiano, que determina o horário para dormir e acordar. Este ritmo também controla a produção de uma série de substâncias, como o hormônio do crescimento e o cordisol - esteróide que controla níveis de estresse. Por causa disso, segundo o professor, a mudança no horário de dormir altera outras partes do organismo.

"É evidente que uma hora de mudança oferece um risco muito pequeno para dar uma alteração. Mas nós vemos esse tipo de problema de uma maneira marcante nos aeronautas, nos pilotos, nos comissários de bordo, que fazem viagem através dos meridianos".

O médico explica, no entanto, que existem maneiras de amenizar os impactos do horário de verão. "As pessoas deveriam se adaptar alguns dias antes. Se a pessoa tem mais dificuldade, poderia começar sete dias antes e já se colocar no horário de verão, digamos assim".

Outras alternativas são modificar a alimentação e praticar exercício físico. De acordo com Raimundo, refeições mais leves garantem um sono tranqüilo. "A pessoa seguramente vai ter que deitar uma hora mais cedo e, para isso, seria bom que ela fizesse um exercício físico no final do dia, de forma que houvesse uma alteração da temperatura corporal que quatro horas depois culminaria no sono", afirma.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Sábado, 10 de Dezembro de 2016
10:00
Receita do dia
Sexta, 09 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)