Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Horário de verão deverá gerar economia de R$ 50 mi

01 de novembro de 2006 - 13:58

O horário de verão, que começa à meia-noite do próximo domingo, deverá gerar ao País uma economia de R$ 50 milhões, segundo estimativa do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).

O montante equivale ao dinheiro que deixará de ser gasto para gerar energia elétrica das 19h às 22h - horário de pico.

Os moradores das regiões sudeste, centro-oeste e sul do Brasil terão que adiantar seus relógios em uma hora. A mudança será mantida até o dia 25 de fevereiro de 2007.

A expectativa do ONS é a de que a medida contribua para reduzir o consumo de energia entre 4% e 5% no horário de pico, ou o equivalente a 2 mil megawatts (MW).

O objetivo do horário de verão é aproveitar mais a luminosidade da época do ano, assim, equipamentos elétricos são menos utilizados.

A AES Sul, que atende 118 municípios no Rio Grande do Sul, calcula uma redução de 4% na demanda no horário de ponta durante o horário de verão, o que equivale a 50 MW. De acordo com a empresa, o resultado é suficiente para abastecer uma cidade de 120 mil habitantes.

A expectativa da AES Sul para a redução da demanda de potência no Estado é de 155 MW, no horário de ponta, o que proporciona uma condição operativa mais adequada do sistema elétrico.



Fonte: Invertia

SIGA-NOS NO Google News