Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hoje é o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

25 de novembro de 2006 - 06:01

Neste sábado, 25 de novembro, é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue. Durante toda a semana, os hemocentros do País realizaram atividades para incentivar novos voluntários, principalmente a população jovem. Apenas 1,8% dos brasileiros são doadores. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, para manter os estoques, o percentual deve ser de 3% a 5%. A coordenadora-geral da Área Técnica de Sangue e Hemoderivados do Ministério da Saúde, Eliana Cardoso, ressalta que doar sangue não dói e não afeta a saúde da pessoa. Ela ainda explica o perfil de quem pode ser doador.

"A doação pode ser feita a partir dos 18 anos. Como idade máxima, 65 anos, quase aos 66. Qualquer pessoa que ten ha bom estado geral, que não saiba de problemas de saúde, principalmente de doenças infecto-contagiosas no seu histórico. Nós temos uma triagem para que essas pessoas tirem todas as dúvidas e sejam conscientizadas da necessidade de serem bons doadores."

Outras recomendações são: pesar mais de 50kg, não comparecer à doação em jejum e ter dormido bem na noite anterior. Doe sangue, doe vida.

De Brasília, Eline Santos


SIGA-NOS NO Google News