Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/04/2016 11:00

Hipismo traz benefícios para o corpo que vão além da mente e da postura

Portal Educação Física

A prática do hipismo traz benefícios para o corpo que vão além da mente e da postura. Em cerca de meia hora, os movimentos típicos da atividade promovem 1.8 mil ajustes tônicos e contrações musculares, que costumam deixar muitos alunos com a perna bamba após o exercício com o cavalo.

A fisioterapeuta e instrutora da Hípica Soberano, Micheli Carolina da Silva, garante que a atividade traz benefícios diretos para a musculatura do corpo. “Além de ajudar no equilíbrio e na coordenação motora, o praticante ganha força e resistência. Não sei o quanto perde de caloria, mas tanto o hipismo quanto a equitação, são atividades aeróbica e anaeróbicas”, ressalta.

A atividade seria responsável pelo estímulo do crescimento em crianças, funcionamento do aparelho digestivo e a melhora significativa do tônus muscular. A equitação seria responsável por trazer benefícios também para o sistema neurológico, equilibrando os ritmos dos batimentos cardíacos e aumentando o poder de coordenação psicomotora.

Para a administradora Renata Corrêa Santana, 38 anos, os benefícios foram bons tanto para ela quanto o filho, de 8 anos. “Melhorou a postura e o meu condicionamento físico. Sinto uma diferença no meu corpo, tenho mais força. Eu sempre gostei de cavalos, mas foi após meu filho começar a atividade que eu me interessei”, afirma.

As aulas para adultos duram em média 1 hora, já crianças menores de seis anos devem fazer cerca de meia hora. “O que os alunos vão notar é um enrijecimento muscular. Até por isso, vários profissionais indicam a atividade para quem é hipotônico, que tem perda do tono muscular, são pessoas mais flácidas, que respiram com dificuldades, a boca aberta, por exemplo. A atividade ajuda muito nesses casos. Até mesmo para quem sofre com o ronco”, ressalta Micheli.

Renata frisa que o filho Eduardo era muito agitado antes de começar a equitação. “Agora ele ficou bem mais calmo”, acredita. Essa mudança é também descrita como um dos benefícios das atividades para crianças, já que o cavaleiro desenvolve o papel de professor no treinamento do cavalo, o que exige disciplina, rotina e responsabilidade.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)