Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Hexa, Corinthians amplia hegemonia paulista em campeonatos brasileiros

FPF - 20 de novembro de 2015 - 01:42

O hexacampeonato brasileiro do Corinthians conquistado na noite desta quinta-feira, 19, após o empate por 1 a 1 diante do Vasco da Gama em pleno estádio de São Januário é importante não só para o time do Parque São Jorge, mas também para o futebol paulista que amplia ainda mais a sua hegemonia quando o assunto são campeonatos brasileiros, em suas mais diversas versões ao longo dos anos.

Com a conquista do time comandado por Tite nesta temporada, já são 29 campeonatos brasileiros ganhos em 59 disputas desde a primeira Taça Brasil, iniciada em 1959. Dividindo a história do futebol brasileiro pelos diversos torneios diferentes organizados ao longo do tempo, o futebol paulista é soberano em todas as fases.

Embrião do Brasileirão

Na Taça Brasil, disputada dez vezes entre 1959 e 1968, foram sete títulos paulistas com destaque para o Santos, que ganhou cinco vezes e o Palmeiras, campeão em outras duas oportunidades. Ambos os clubes também se destacam no Torneio Roberto Gomes Pedrosa, que aconteceu quatro vezes entre 1967 e 1970 com três conquistas paulistas: duas do Palmeiras e uma do Santos.

Campeonato Brasileiro

O Robertão, como era conhecido este torneio, é considerado o embrião do Campeonato Brasileiro que passou a ser disputado a partir de 1971 e perdurou, com várias fórmulas de disputa, até 2002. Neste período foram 32 dois campeonatos e dez conquistas de equipes paulistas.

Com quatro conquistas, o Palmeiras também se destaca, seguido dos rivais paulistanos Corinthians e São Paulo, que ganharam três títulos cada. O Guarani, única equipe campeã nacional oriunda do interior, em 1978, e o Santos, em 2002, ostentam um título cada.

Ao todo, cinco equipes paulistas foram campeões nacionais, sendo que Palmeias e Santos, com oito conquistas cada, lideram o número de títulos. Agora o Corinthians empata com o São Paulo com seis conquistas enquanto o Guarani ganhou uma vez.

SIGA-NOS NO Google News