Cassilândia, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

08/03/2006 16:26

Hanseníase tem cura, mas precisa de diagnóstico precoce

Ivan Richard/ABr

Durante o lançamento do Plano Nacional de Eliminação da Hanseníase, o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa, fez um alerta para a população sobre os sintomas da doença. No ano passado, o sistema de sáude identificou 38.410 mil casos.

"É importante que qualquer mancha, principalmente se for uma mancha esbranquiçada que posam ter bordas avermelhadas e que tenha uma característica de insensibilidade ao calor, pode ser hanseníase. As pessoas têm que procurar imediatamente o serviço de saúde sem ter medo ou preconceito", alertou.

Jarbas Barbosa ressaltou também a importância da detecção da doença ainda na fase inicial. "Hanseníase tem cura e se detectada precocemente ela cura sem deixar nenhuma seqüela e melhor, quando começa o tratamento, ela pára quase de imediato a transmitir. Não transmite mais para o ser grupo familiar nem ao seu grupo de convivência comunitária".

A doença é infecciosa e contagiosa, causada por bacilos. Não é hereditária e a evolução depende de características do sistema imunológico da pessoa infectada. Os principas sintomas são: dormência nas extremidades das mãos e pés, manchas brancas e avermelhadas em qualquer parte do corpo, geralmente com perda de sensibilidade ao calor, frio, dor e tato, e diminuição da força muscular.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
10:00
Receita do dia
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)