Cassilândia Notícias

Cassilândia Notícias
Cassilândia, Sexta, 26 de Abril de 2024
Envie sua matéria (67) 99266-0985

Geral

Guaratinguetá comemora dois anos de boa fase

Marcelo Braga/FPF - 12 de abril de 2008 - 06:58

Guaratinguetá comemora dois anos de boa fase

Marcelo Braga , especial para o site da FPF


O Guaratinguetá, clube-empresa que se destaca no Paulistão, terminou a primeira fase do Campeonato Paulista da Série A1 na liderança com 40 pontos, ao lado de Palmeiras, como é sabido. Apesar de surpreendente para muitas pessoas, os bons resultados do Guará não são estranhos aos torcedores da equipe, que acompanham a sua evolução há dez anos.



Após alguns acessos iniciais, o presidente Carlos Arini, o Carlito, e o investidor Sony Alberto Douer implantaram um novo modelo de gestão empresarial no ano de 2006, transformando o Guará em clube-empresa. Os resultados foram notórios, já que o clube aliou boa situação financeira com bons resultados nos gramados.



Em 2007, o Guaratinguetá estreou na elite do futebol paulista pensando apenas em permanecer na mesma, e na primeira rodada foi derrotado pelo São Caetano por 2 a 0, no Anacleto Campanella. Mas sem desanimar, o caçula da competição foi crescendo, tirando pontos até mesmo de times grandes, como no empate contra o Palmeira por 2 a 2, na décima oitava rodada. Vale lembrar que se o Palmeiras tivesse estes dois pontos perdidos, teria se classificado para aquela semifinal. O Guaratinguetá começava a incomodar.



Com o fim da primeira fase, o time terminou na décima colocação, conquistando 25 pontos com sete vitórias, quatro empates e oito derrotas. Juntamente com Paulista, Noroeste e Ponte Preta, o Guará disputou o Torneio do Interior. Na semifinal, duas vitórias contra o Paulista, e na final, um empate e uma vitória contra o Noroeste, deram à Garça do Vale do Paraíba o título da competição.



“O Torneio do Interior é um campeonato muito bom. Quando vencemos, tivemos uma grande valorização da marca. Essa visibilidade facilitou a chegada ao clube de patrocinadores e reforços”, explicou Carlito.



Para o Campeonato Paulista de 2008, o time foi montado com muita calma e precisão, chegando a um número final de 28 atletas. “A média de idade destes atletas beira os 25 anos. Acho uma idade ótima, já que não são nem inexperientes e nem velhos demais”, afirmou. Para manter esse grupo e a comissão técnica, a diretoria arca com uma folha salarial de 300 mil reais.



Para Carlito, os patrocinadores possuem uma participação vital nos bons resultados. “Eles estão conosco há três anos, são fiéis ao clube, e sabem o quanto trabalhamos aqui. São fundamentais para o nosso sucesso”, analisou.



Para chegar até a liderança do Paulistão, o clube iniciou seus trabalhos no início do ano, em pré-temporada realizada em um hotel fazenda da própria região. A contratação dos atletas foi a primeira grande vitória. “Travamos uma guerra com os outros times do interior por alguns jogadores que se destacaram no Campeonato Brasileiro das séries B e C”. Outra vitória foi a permanência de boa parte do elenco de 2007, como o meia Michael, o volante Ale, o lateral-direito Alex, o zagueiro Carlinhos e o atacante Dinei. “É sempre importante criar uma identificação da torcida com o time”, disse.



Como em 2008, o Guaratinguetá incomodou na primeira fase do campeonato. E mais uma vez o Palmeiras, clube que também disputa vaga para a final da competição, se colocou no caminho do Guará na hora errada, sendo derrotado por 3 a 0. Após isso, o alviverde da capital ficou doze rodadas sem ver um resultado negativo.



Os dois times ainda podem se cruzar na final, já que o Guará pega a Ponte Preta em uma semifinal, e o Palmeiras pega o São Paulo na outra. Sem escolher adversário, e primeiro pesando no time de Campinas, o torcedor do Guaratinguetá só tem o que comemorar, num ano em que, até agora, tudo parece ter dar certo para o time do interior.


SIGA-NOS NO Google News