Cassilândia, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

Últimas Notícias

27/11/2015 08:30

Grupo faz simulação e apresenta novas regras do Novilho Precoce em 10 dias

Campo Grande News

O grupo de trabalho que estuda reestruturação do programa Novilho Precoe está fazendo simulação da utilização das ferramentas propostas pelos técnicos e apresenta novas regras em dez dias ao governador Reinaldo Azambuja (PSDB). O prazo termina no dia 6 de dezembro, segundo a Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar). O grupo se reuniu na manhã desta quinta-feira (26), na secretaria.

Segundo o coordenador dos trabalhos,o médico Veterinário técnico da Sepaf,Marivaldo Miranda, as entidades representadas têm ideias semelhantes, o que vem garantindo celeridade ao processo de construção do novo programa.

Na reunião desta quinta feira, já foi possível discutir os processos de avaliação e os atributos de qualidade do animal e dos estabelecimentos.

A ideia, conforme Marivaldo é que na próxima reunião eles possam trazer sugestões de ajustes que venham a oferecer mais dinamismo e credibilidade ao programa que deve ser apresentado dentro do prazo. A próxima reunião está prevista para ocorrer na Sepaf, na terça-feira (1).

O grupo de trabalho para criar o novo programa, composto por oito membros, tem representantes da Famasul, Acrissul (Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul), Sepaf (Secretaria de Estado de Produção e Agricultura Familiar), Sefaz (Secretaria de Estado de Fazenda), Embrapa Gado de Corte, Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), ASPNP (Associação Sul-Mato-Grossense dos Produtores de Novilho Precoce) e Sicade (Sindicato das Indústrias de Frios, Carnes e Derivados do Estado de Mato Grosso do Sul).

Programa - Criado na década de 90 em Mato Grosso do Sul, o Programa Estadual de Incentivo à Criação de Novilho Precoce foi exemplo para outros Estados, mas agora foram constatadas irregularidades.

O governo dá incentivos, via ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços), aos criadores de animais que estão aptos a ir ao abate mais jovens. Há frigoríficos comprando animais que não podem ser considerados novilhos precoces, mas se beneficiando do programa, segundo a Acrissul.

Enquanto cria novas regras, o Governo do Estado continua concedendo o benefício normalmente. De acordo com a maturidade, os animais são classificados na tipificação de carcaças e são concedidos os descontos no ICMS.

O percentual é de 67% para animais com apenas dentes de leite, sem nenhuma queda; 50% para animais com no máximo dois dentes permanentes, sem a queda dos primeiros médios e de 33% para animais com no máximo quatro dentes permanentes, sem a queda dos segundo médios. Além de outros fatores, é exigido peso mínimo da carcaça de 225 quilos para machos e 180 quilos para fêmeas.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 13 de Dezembro de 2017
10:00
Receita do dia
Terça, 12 de Dezembro de 2017
20:48
Loteria
Segunda, 11 de Dezembro de 2017
20:42
Loteria
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)