Cassilândia, Quarta-feira, 26 de Abril de 2017

Últimas Notícias

16/02/2015 15:34

Grupo de dança de MS é o 4º colocado no país

Diário Digital

Atrás somente dos grupos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estado que cultivam mais intensamente a cultura gaúcha, equipe de dança do CTG Tropeiro Velho, localizado no município de Rio Brilhante, conquistou a quarta colocação geral na 14ª edição do Fenart – Festival Nacional de Arte e Tradição, realizada no inicio do mês, em Santa Catarina. Tudo começou em dezembro do ano passado, quando os representantes solicitaram ajuda do Sindicato Rural e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e participaram do Preparo e Utilização do Couro Bovino.

Com os conhecimentos adquiridos, os 28 dançarinos puderam confeccionar diversos adereços de couro, que compõem a indumentária de apresentação, como por exemplo: botas, guaiacas, barbicachos, bainhas de faca e tiras de couro. Para o professor de dança e coreógrafo da equipe adulta do CTG, Saulo Renato Ferreira do Rego, o curso foi essencial já que possibilitou a utilização do couro bovino na confecção da indumentária. “O apoio das instituições na parte econômica foi importante, porém, mais gratificante ainda foi termos a oportunidade de criar com nossas próprias mãos os acessórios utilizados no concurso”, ressaltou.

Na avaliação do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Mello, o apoio oferecido ao grupo estimulou nos participantes a valorização da cultura e da tradição cultivada pelas famílias sulistas. “Nós que praticamos a cultura sulista sabemos que nossas raízes vêm do campo, da área rural. No entanto, não basta apenas afirmar que é gaúcho, mas é importante manter as tradições e ter orgulho de seus antepassados”, considerou. O grupo de Rio Brilhante já tinha sido premiado em 2014, no Fegams – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha e por isso representou o Estado no evento nacional.

“Nos sentimos vencedores, já que perdemos apenas para estados com muito mais tradição. Agora é voltar aos ensaios e nos preparar para o Fegams deste ano”, alegou o professor Saulo. O superintendente regional, Rogério Beretta aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe de supervisores, instrutores e mobilizadores que estiveram envolvidos na realização da capacitação. “A missão do Senar é levar educação, informação e geração de renda. Nossa equipe teve a sensibilidade de oferecer uma oportunidade de qualificação para um grupo que cultiva a tradição, que também faz parte da vida do homem do campo”, pontuou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
imagem transparente
Últimas notícias
Scroller Top
Quarta, 26 de Abril de 2017
Terça, 25 de Abril de 2017
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)