Cassilândia, Segunda-feira, 05 de Dezembro de 2016

Últimas Notícias

16/02/2015 15:34

Grupo de dança de MS é o 4º colocado no país

Diário Digital

Atrás somente dos grupos do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, estado que cultivam mais intensamente a cultura gaúcha, equipe de dança do CTG Tropeiro Velho, localizado no município de Rio Brilhante, conquistou a quarta colocação geral na 14ª edição do Fenart – Festival Nacional de Arte e Tradição, realizada no inicio do mês, em Santa Catarina. Tudo começou em dezembro do ano passado, quando os representantes solicitaram ajuda do Sindicato Rural e do Senar/MS – Serviço Nacional de Aprendizagem Rural e participaram do Preparo e Utilização do Couro Bovino.

Com os conhecimentos adquiridos, os 28 dançarinos puderam confeccionar diversos adereços de couro, que compõem a indumentária de apresentação, como por exemplo: botas, guaiacas, barbicachos, bainhas de faca e tiras de couro. Para o professor de dança e coreógrafo da equipe adulta do CTG, Saulo Renato Ferreira do Rego, o curso foi essencial já que possibilitou a utilização do couro bovino na confecção da indumentária. “O apoio das instituições na parte econômica foi importante, porém, mais gratificante ainda foi termos a oportunidade de criar com nossas próprias mãos os acessórios utilizados no concurso”, ressaltou.

Na avaliação do presidente da Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha (CBTG), João Mello, o apoio oferecido ao grupo estimulou nos participantes a valorização da cultura e da tradição cultivada pelas famílias sulistas. “Nós que praticamos a cultura sulista sabemos que nossas raízes vêm do campo, da área rural. No entanto, não basta apenas afirmar que é gaúcho, mas é importante manter as tradições e ter orgulho de seus antepassados”, considerou. O grupo de Rio Brilhante já tinha sido premiado em 2014, no Fegams – Festival Sul-mato-grossense de Folclore e Tradição Gaúcha e por isso representou o Estado no evento nacional.

“Nos sentimos vencedores, já que perdemos apenas para estados com muito mais tradição. Agora é voltar aos ensaios e nos preparar para o Fegams deste ano”, alegou o professor Saulo. O superintendente regional, Rogério Beretta aproveitou a oportunidade para parabenizar a equipe de supervisores, instrutores e mobilizadores que estiveram envolvidos na realização da capacitação. “A missão do Senar é levar educação, informação e geração de renda. Nossa equipe teve a sensibilidade de oferecer uma oportunidade de qualificação para um grupo que cultiva a tradição, que também faz parte da vida do homem do campo”, pontuou.

Envie seu Comentário
Os comentários feitos no Cassilândia News são moderados. Antes de escrever, observe as regras e seja criterioso ao expressar sua opinião. Não serão publicados comentários nas seguintes situações:

1. Sem o remetente identificado com nome, sobrenome e e-mail válido. Codinomes não serão aceitos.
2. Que não tenham relação clara com o conteúdo noticiado.
3. Que tenham teor calunioso, difamatório, injurioso, racista, de incitação à violência ou a qualquer ilegalidade.
4. Que tenham conteúdo que possa ser interpretado como de caráter preconceituoso ou discriminatório a pessoa ou grupo de pessoas.
5. Que contenham linguagem grosseira, obscena e/ou pornográfica.
6. Que transpareçam cunho comercial ou ainda que sejam pertencentes a correntes de qualquer espécie.
7. Que tenham característica de prática de spam.

O Cassilândia News não se responsabiliza pelos comentários dos internautas e se reserva o direito de, a qualquer tempo, e a seu exclusivo critério, retirar qualquer comentário que possa ser considerado contrário às regras definidas acima.
Restamcaracteres.
 
Últimas notícias
Scroller Top
Segunda, 05 de Dezembro de 2016
13:15
Cassilândia
09:00
Maternidade
Domingo, 04 de Dezembro de 2016
Scroller Bottom

  • Idalus Internet Solutions
  • TOP DataCenter e Internet
  • Disponível na AppStore
  • Disponível no Google Play
Rua Sebastião Leal, 845, CEP: 79.540-000, Cassilândia (MS)